Ao menos 69% dos impostos MEI são pagos com atraso, quais as consequências?
Dados que foram liberados pela Receita Federal nesta semana mostram que ao menos 69% de todos os impostos que são pagos pelo MEI, microempreendedor individual, estão em atraso. Ao todo, cerca de 3,2 milhões de guias foram emitidas dentro do prazo correto, sendo um número abaixo do esperado. Existem vários motivos que ocasionam no atraso do pagamento, a falta de dinheiro e a estagnação do caixa do comércio pode ser um dos fatores. No entanto, um dos mais comuns é em relação à negligência.
“Muitos microempreendedores individuais não sabem que o pagamento em atraso pode ocasionar na aplicação de multas e até mesmo de entrada para a dívida ativa caso o boleto de pagamento tenha ocasionado um valor elevado. A dívida ativa pode complicar a vida de quem é MEI e deseja solicitar benefícios do INSS como o auxílio maternidade e do auxílio doença porque é como se o mesmo estivesse devendo para a previdência social!”
Os dados que foram emitidos pela Receita Federal também mostram que ao menos 1,4 milhão de guias foram emitidas antes mesmo do prazo de vencimento, geralmente entregues por contadores que conseguem antecipar o pagamento e garantir que o seu cliente não terá problemas fiscais. Quando o MEI não está pagando os seus impostos em dia, já a cobrança é de 0,33% por dia de atraso sobre o boleto do DAS.
A negligência em relação ao pagamento dos impostos pode ocasionar na retirada do empreendedor individual do Simples Nacional, que é um regime mais simplificado de empresa que permite que haja a cobrança de impostos de forma facilitada e simplificada através de um único boleto. O DAS conta com valores que são destinados para a previdência social e também para os impostos como o ISS e o ICMS.