Como manter os colaboradores motivados: ideias que funcionam
É comum que dentro de um ambiente empresarial alguns colaboradores deixem de se sentir motivados. Isso ocorre por uma série de motivos diferentes, como a falta de valorização e oportunidade de crescimento ou então, falta de aumentos de salário. Realizar uma pesquisa interna com os contratados para descobrir os prós e contras do ambiente pode ser uma das formas de identificar quais são os erros que estão sendo cometidos pela administração.
Isso também vale para o MEI, microempreendedor individual, visto que pode contratar até um colaborador com carteira assinada e deve pagar a ele todos os benefícios e vantagens de um CLT como férias, décimo terceiro, um dia de descanso remunerado durante a semana e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
1. Valorize os profissionais diariamente
Existem profissionais que estão diariamente dando o máximo que podem pela empresa, mas que nunca ouviram um elogio, nunca foram valorizados. Isso pode destruir a auto estima e até mesmo a vontade de continuar estudando para estar sempre trazendo novidades.
2. Aumento do salário acima da inflação, assim como o preço da empresa acompanha a desvalorização do dinheiro
Supondo que sua empresa trabalhe vendendo toalhas. Com o aumento da inflação no Brasil, os preços das toalhas aumentaram cerca de 20%. No entanto, os profissionais estão recebendo o mesmo. O indicado é realmente fazer ajustes que sejam reais, que acompanhem a desvalorização do dinheiro.
Durante o ano de 2021, muitos setores fizeram greves exatamente por isso: porque estavam anos sem receber um aumento real, apenas estavam recebendo os reajustes anuais de acordo com o sindicato.
3. Aumento de cargo dos colaboradores
O aumento de cargos também traz o aumento de competitividade entre os colaboradores e, deste modo, a possibilidade ainda maior de que eles tenham o interesse em se profissionalizar ainda mais. Coloque níveis como o pleno, sênior e júnior.