MEI: tem alguma vantagem de formalizar a empresa?
O MEI, microempreendedor individual, tem a possibilidade de faturar o valor de até R$ 81 mil por ano ao mesmo tempo em que pode contratar um colaborador com carteira de trabalho assinada. Em suma, tem-se a possibilidade de formalizar de forma totalmente online e gratuita sem que se pague nada por isso. Mas, será mesmo que vale a pena?
O microempreendedor conta com algumas obrigações, mas isso não quer dizer que precisa pagar um contador para que fique em dia com elas. Um exemplo disso é em relação à declaração anual de faturamento em que basta apenas informar o valor que entrou no caixa da empresa. Em segundo lugar, também podemos citar o DAS que tem o valor de até R$ 66,6 e conta com a contribuição para o INSS ao mesmo tempo em que se paga os impostos. Por isso, querendo ou não devido ao fato de que já está pagando os impostos sobre o seu faturamento, você paga menos caso tenha que declarar o imposto de renda.
E, pelo fato de que já está pagando em dia o DAS – caso contrário pode ser excluído do Simples Nacional – têm direito de receber os benefícios que são garantidos pelo INSS como o auxílio maternidade, auxílio doença e até mesmo a aposentadoria.
MEI tem projeto de lei que pode ser bastante benéfico
O MEI tem um projeto de lei que pode acabar se tornando algo bastante benéfico devido ao fato de que a Câmara de Deputados está estudando alterar o limite de faturamento para até $130 mil. E não é somente isso que está sendo previsto pelo projeto: também é determinado que os cidadãos que estão neste regime de pessoa jurídica tenham a possibilidade de contratar até dois colaboradores. Isso faz com que a empresa tenha ainda mais chances de crescimento!