Pesquisa mostra que 2004 foi positivo para MEIs
A maioria dos microempreendedores individuais (MEI) ainda mantém a esperança acesa em relação à economia brasileiraA maioria dos microempreendedores individuais (MEI) ainda mantém a esperança acesa em relação à economia brasileira.
De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cerca de 37% dos MEIs acreditam que 2024 foi um ano mais promissor para seus negócios em comparação com 2023.
Além disso, seis em cada dez se mostram otimistas e vislumbram um 2025 ainda mais promissor.
Décio Lima, presidente do Sebrae, comenta que esses dados são encorajadores, refletindo a resiliência do empreendedor brasileiro, mesmo frente à alta da taxa Selic.
“O volume recorde de empregos, o fortalecimento do poder de compra das famílias, a retomada da indústria nacional são apenas alguns dados que animam o dono do pequeno negócio a se manter acreditando na economia brasileira e na melhoria das suas empresas”
Outro dado significativo da pesquisa é que 68% dos microempreendedores afirmaram que estão dispostos a implementar novas estratégias em 2025 para impulsionar suas vendas.
Essa disposição é ainda mais evidente no Comércio, onde 71% pretendem adotar mudanças; no setor de Serviços, 70%; e na Indústria, 61%.
Entre as estratégias mais mencionadas estão: investimentos em publicidade, ampliação da variedade de produtos e serviços, capacitação por meio de cursos e treinamentos, além de ajustes nos preços e facilitação nas vendas, como parcelamentos.
Confira como ficou a pesquisa
Quando analisamos os números da pesquisa, fica claro que o espírito otimista predomina.
Para 37% dos microempreendedores entrevistados, este ano superou o ano passado; enquanto 26% consideraram o ano equivalente ao anterior e 30% o acharam que foi inferior.
Na indústria, 41% expressaram que esse ano foi melhor do que o anterior; no setor de Serviços, a taxa foi de 37%, e no Comércio, ficou em 35% dos entrevistados.
E quando se pergunta sobre o futuro, 65% dos microempreendedores individuais acreditam que 2025 trará melhores perspectivas para seus negócios, enquanto 68% estão prontos para adotar novas abordagens que visam alavancar suas vendas. .