Quais os custos para abrir uma empresa no Brasil?
Entenda quais os custos fixos e variáveis e a importância de um planejamento prévioPara abrir e manter uma empresa é preciso lidar com diversos gastos. Entre esses custos para manter uma empresa aberta, estão os custos iniciais, os custos fixos e os variáveis, e é essencial estar preparado para cobri-los para manter o negócio funcionando sem problemas com as autoridades, com fornecedores e com clientes.
Antes de abrir um negócio, é preciso conhecer melhor todos os custos que estão envolvidos na sua abertura e manutenção. É claro que os valores podem variar muito, pois dependem de fatores como a sua região, o tipo e o tamanho da empresa, entre outras coisas.
Todavia, no final você vai saber quais são os custos para manter uma empresa aberta e conseguirá se planejar para lidar com eles. Vamos lá?
Quanto custa abrir uma empresa?
O valor inicial pode variar muito de um estado para o outro. Abrir uma empresa no Brasil pode custar de R$ 500 a R$ 3.000, dependendo do lugar.
Esse gasto é referente à documentação e à contratação de um escritório de contabilidade, o que é fundamental para a abertura de qualquer CNPJ que não seja MEI (cuja abertura é gratuita).
Além disso, abrir uma empresa também envolve outros custos. Afinal, não basta ter um CNPJ. É preciso ter um espaço para montar o negócio, comprar equipamentos e materiais, contratar mão-de-obra, criar e registrar a marca, investir em divulgação e tantas outras coisas.
E esses custos para manter uma empresa aberta podem variar muito a depender do tipo de negócio que você quer abrir. Às vezes, até mesmo empresas do mesmo segmento podem ter custos diferentes.
Se você é confeiteiro, por exemplo, pode usar a cozinha da sua casa para fazer bolos e doces ou montar uma cozinha industrial. E cada uma dessas opções envolve custos distintos.
Principais custos para manter uma empresa aberta
Depois que a sua empresa estiver aberta, você também vai precisar lidar com diversos custos, tanto fixos como variáveis. A seguir, saiba mais sobre eles e veja quais são os custos para manter uma empresa aberta!
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles que não variam de um mês para o outro e não dependem do volume de vendas de cada período. Ou seja, serão sempre os mesmos, independentemente de quanto a sua empresa fature.
Esses são alguns exemplos:
- Aluguel;
- Água;
- Energia;
- Internet;
- Folha de Pagamento;
- Assinatura de sistemas e ferramentas;
- Entre outros.
Custos variáveis
Já os custos variáveis são aqueles cujo valor varia de acordo com o faturamento da empresa a cada mês ou que cobrem imprevistos ou eventos esporádicos. Veja alguns exemplos:
- Compra de matéria-prima ou produtos para revenda;
- Comissão de vendedores;
- Impostos;
- Manutenção;
- Substituição de equipamentos;
- Deslocamento para visitar clientes;
- Viagens a trabalho;
- Entre outros.
Pró-labore
Além dos gastos fixos e variáveis, na hora de calcular os custos para manter uma empresa aberta você precisa considerar o seu pró-labore, que é o pagamento que deve receber pelo seu trabalho de gestão da empresa — e que é diferente do lucro a ser distribuído.
Como administrador, você deve receber um salário fixo, assim como qualquer funcionário. No caso do sócio da empresa, esse salário recebe o nome de pró-labore.
Ele deve ser de, pelo menos, um salário mínimo, e deve, sim, ser considerado um custo mensal da empresa, assim como a folha de pagamento.
Dicas para abrir uma empresa
- Faça projeção de fluxo de caixa: o controle diário das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa permite que você consiga prever os custos dos próximos anos e quanto precisa vender para cobri-los;
- Estabeleça um orçamento anual: determine quanto pode gastar com cada setor, pois isso evita que a empresa opere no vermelho;
- Conte com auxílio profissional: um contador capacitado é a melhor pessoa para ajudar você a prever os custos da empresa!