Auxílio Brasil: que tem que atualizar o Cadúnico para receber em setembro

Nem todos os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil precisam atualizar o Cadúnico para receber o benefício em setembro
- Anúncio -

Dentro de mais algumas semanas, o Governo Federal deverá retomar os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Mais precisamente no dia 19 de setembro, os repasses acontecerão já para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Até lá, é preciso tomar cuidado com as regras de permanência.

Uma delas, por exemplo, tem relação direta com o Cadúnico. Afinal de contas, quem são as pessoas que precisam atualizar o sistema para receber o Auxílio Brasil em setembro? De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, a atualização precisa ser feita basicamente em duas situações específicas.

Quando o cidadão não atualiza o sistema do Cadúnico há mais de dois anos, ele precisa correr para atualizar o sistema o quanto antes. A boa notícia é que neste caso, não é necessário sair de casa. Basta abrir o app do Cadúnico, entrar em sua conta através da sua senha, e realizar a atualização por tempo normalmente.

Quando a família do cidadão passa por alguma mudança estrutural, a atualização também precisa ser feita. Alguns exemplos: mortes, nascimentos, alterações na renda per capita e até mesmo mudanças de endereço. Nestes casos, é preciso atualizar o sistema em um local físico da prefeitura da sua cidade.

Caso o cidadão tenha atualizado o seu sistema há menos de dois anos, e não tenha passado por nenhuma mudança estrutural na família, então não há com o que se preocupar. Nesta situação, a atualização não é necessária. Não precisa fazer nenhum procedimento no app, e nem muito menos se dirigir para um ponto físico.

Auxílio Brasil pode ter exclusões

Vale lembrar que as pessoas que receberam o Auxílio Brasil agora em agosto estão, em tese, garantidas nos pagamentos de setembro do benefício social, desde que siga todas as regras de permanência.

Neste sentido, é importante manter o Cadúnico atualizado sempre que necessário. Quem deixa de atualizar o sistema quando é preciso, corre o risco de ser excluído na primeira indicação de inconsistência de dados.

Em algumas situações, os cidadãos tentam esconder algumas informações novas, como quando um integrante passa a trabalhar formalmente, por exemplo. Há um temor de que o dado possa acabar prejudicando o recebimento do benefício.

De toda forma, é preciso lembrar que o Governo Federal não analisa apenas os dados do Cadúnico. Eles também verificam os dados de uma série de outros bancos de informações para conferir se os dados prestados batem com aqueles que foram informados pelos cidadãos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis