Auxílio Brasil: veja quais são as funções gratuitas do novo cartão

Segundo o Ministério da Cidadania, novo cartão do Auxílio Brasil está sendo entregue desde o final do último mês de junho deste ano
- Anúncio -

No final de junho deste ano, o Governo Federal iniciou o processo de entrega dos novos cartões do programa Auxílio Brasil. Segundo as informações do Ministério da Cidadania, pouco mais de 6 milhões de dispositivos ainda estão sendo entregues para os usuários. O Planalto informa que os objetos possuem um chip para a função de débito em conta.

Isso quer dizer, portanto, que os usuários que recebem o novo cartão, podem usar o dispositivo para fazer algumas compras em lojas físicas. Entretanto, esta não é a única funcionalidade. Segundo o Governo, os usuários que recebem o novo objeto também terão o direito de realizar até dois saques por mês em terminais de autoatendimento, por exemplo.

O Governo diz ainda que o novo cartão também permite até dois saques por mês em bancos 24 horas. São permitidas ainda até três transferências por mês para contas de outros bancos. Para contas da Caixa, as transferências são ilimitadas. O cidadão ainda pode transferir quantias através do sistema do Pix.

Vale lembrar que nem todos os usuários que fazem parte do programa Auxílio Brasil poderão receber o novo cartão do projeto. Segundo informações do Ministério da Cidadania, pouco mais de 18 milhões estão dentro da folha de pagamentos do benefício. Destes, apenas cerca de 6 milhões poderão pegar o novo dispositivo.

Os envios, aliás, acontecem através dos Correios. O Ministério explica que os novos cartões estão sendo enviados para os endereços que estão registrados no Cadúnico de cada cidadão. Quem não receber o novo dispositivo, pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através do cartão do antigo Bolsa Família ou mesmo do app do Caixa Tem.

Polêmicas

As entregas dos novos cartões do programa acontecem sob uma forte dose de polêmica. Ao menos dois grupos de parlamentares já enviaram ofícios para a Controladoria Geral da União (CGU) para tentar impedir a produção dos dispositivos.

Os parlamentares alegam que o Governo Federal estaria gastando dinheiro público apenas com o objetivo de trocar os cartões do antigo Bolsa Família. Nos ofícios, eles alegam que trata-se de uma medida eleitoreira. Membros do Planalto, negam.

O Auxílio Brasil

Com ou sem cartão, o fato é que o Governo Federal segue normalmente com os pagamentos do seu Auxílio Brasil nesta semana. Nesta terça-feira (19), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 2.

A partir do próximo mês de agosto, o Governo Federal muda a chave do programa e passa a aplicar as mudanças pacificadas na PEC dos Benefícios. Entre as alterações, está justamente o aumento no valor dos pagamentos, que sairá de R$ 400 para R$ 600 até o final deste ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis