Beneficiários do BPC podem estar no Cadastro Único

Beneficiários do BPC podem estar no Cadastro Único. Veja a seguir como atualizar seus dados no Cadastro Único.

Quase a totalidade das pessoas idosas, portadoras de alguma deficiência física, estão cadastrados no Cadastro Único, através de um instrumento do Governo Federal que fazia a identificação das famílias em situação de baixa renda.

Ao longo do mês de maio, 98% deste público já estava inserido na base do Cadastro Único, em um total de 4,6 milhões de pessoas. Estes foram dados divulgados pelo Ministério da Cidadania.

O avanço na regularização dos cadastros dos beneficiários foi obtido graças aos esforços do Governo Federal que promoveu o incentivo da inclusão e da atualização cadastral tanto da parte dos idosos como também das pessoas com deficiência física, através de uma busca ativa das Prefeituras.

Quem esteve por trás dos esforços para promover a atualização dos dados do Cadastro Único

Ministério da Cidadania, a Rede de Cadastro Único e o Sistema Único de Assistência Social, presentes nos estados e municípios do Distrito Federal. A busca é garantir que nenhum beneficiário deixe de acessar os seus programas sociais, onde o Ministério da Cidadania agiu para garantir que o representante legal pudesse realizar o cadastramento.

Destaques sobre *** por e-mail

O Cadastro Único é utilizado pelo Governo Federal com o intuito de definir quem é elegível para receber mais 28 benefícios e com iniciativas que são voltadas para os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, incluindo o pagamento do Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica ou Auxílio-Gás.

O que garante o pagamento do BPC?

Em relação ao BPC, ele garante o pagamento de um salário mínimo mensal para as pessoas com idade superior aos 65 anos ou para aquelas pessoas com alguma deficiência física que acabam se enquadrando nos critérios de recebimento.

Um deles é em relação à renda por pessoa por família, que deve ser igual ou menor que um salário mínimo vigente. Para o caso de pessoas que possuem alguma deficiência, os mesmos vão passar por uma avaliação médica e social que irá ocorrer no INSS.

Também em março, os beneficiários tiveram a notícia da criação de um novo aplicativo do CadÚnico, no qual chegou para facilitar o acesso do cidadão às suas funcionalidades.

O Cadastro Único permite realizar o pré-cadastro através da confirmação de dados, caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações que foram prestadas durante o momento em que ocorreu o cadastramento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis