O Governo Federal pode aprovar textos, alterar valores, mudar os nomes, mas um ponto segue o mesmo quando o assunto é o Auxílio Brasil: a única porta de entrada válida é o Cadúnico. Segundo as informações oficiais, esta é a base de dados que norteia o Ministério da Cidadania no processo de seleção de usuários para o projeto.
Nesse sentido, pessoas que ainda não fazem parte do Cadúnico querem saber se é possível entrar na lista sem precisar sair de casa. De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é não. É impossível entrar oficialmente na lista do Governo Federal sem fazer uma visita presencial para um posto indicado pela prefeitura da sua cidade.
A dúvida sobre a possibilidade de inscrição remota cresceu muito nas últimas semanas. Tudo porque recentemente o Ministério da Cidadania lançou uma nova versão do aplicativo Cadúnico.
O novo app contém uma série de funcionalidades que não eram vistas nas versões anteriores. O programa, aliás, é gratuito e está disponível para download para celulares Android e iOS.
Por meio do app, o cidadão consegue dar os primeiros passos no processo de inscrição no Auxílio Brasil. Assim, ele pode já começar uma espécie de pré-cadastro com o envio de alguns documentos. De toda forma, a conclusão do procedimento de inscrição ainda precisa acontecer em um local físico indicado pela gestão municipal.
A novidade no app, é que ao fazer a pré-inscrição de forma remota, o cidadão pode poupar muito tempo. Afinal de contas, ele já vai enviar as documentações iniciais antes. No final das contas, ele poderá até mesmo diminuir o número de visitas. Em um cenário de longas filas em postos de atendimento no Cadúnico, esta pode ser uma boa notícia.
Preciso fazer a pré-inscrição?
Não. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a opção de pré-inscrição no app do Cadúnico é apenas um adicional para as pessoas que desejam acelerar o processo. Quem não quiser fazer, pode optar pelo método tradicional, que é presencial do início ao fim.
Esta é uma informação importante sobretudo para as pessoas que não possuem um a conexão de qualidade de internet. Não é necessário usar um sistema online em nenhum processo da inscrição, caso o cidadão não possa ter esse acesso.
Atualização do Cadúnico
O processo de atualização do Cadúnico possui uma lógica diferente. Qualquer cidadão pode atualizar os seus dados pelo app, desde que o seu cadastro esteja desatualizado por uma questão de tempo, ou seja, quando ele está há mais de dois anos sem realizar o procedimento.
No entanto, caso a atualização precise acontecer por causa de uma mudança na estrutura da família, como morte ou nascimento, por exemplo, a atualização precisa acontecer de forma presencial, em um posto indicado pela prefeitura da sua cidade.