Caixa Tem: fique por dentro dos benefícios sociais
O aplicativo Caixa Tem, se popularizou por todo o país, no ano passado, devido aos pagamentos do Auxílio Emergencial e neste ano devido à retomada do benefício.
Além disso, a caixa Econômica Federal utilizou o aplicativo para que fosse possível pagar as 9 parcelas de benefícios às pessoas inscritas no CadÙnico, trabalhadores informais, desempregados, bem como os microempreendedores individuais (MEIs).
O aplicativo, mesmo com o fim dos pagamentos do Auxílio Emergencial, será utilizado, pelo Governo Federal, para pagamento de outros benefícios sociais.
A Caixa Econômica Federal divulgou que no ano de 2020, os pagamentos de benefícios emergenciais foram 627,9 milhões. Entre esses benefícios destacam-se: Auxílio Emergencial, BEm, Saque emergencial do FGTS e Pis.
Leia também: https://otrabalhador.com/fgts-2021-divulgado-calendario/
Quais são os benefícios sociais no Caixa Tem?
O governo federal sancionou a Lei nº 14.075, em outubro do ano passado, que permite a realização do pagamento de benefícios através do aplicativo Caixa Tem.
Assim, foram regularizados os pagamentos de vários benefícios sociais.
A Caixa Econômica Federal, ainda no final do ano passado, anunciou a migração, para o aplicativo, de alguns benefícios:
Bolsa Família – Em dezembro do ano passado foi anunciado que haveria a migração do pagamento do Bolsa Família para o aplicativo para os casos de beneficiários que não tem contas em bancos. Aproximadamente 9 milhões dos inscritos podem movimentar sua conta por meio do aplicativo, ou mesmo sacar seus benefícios através do cartão do Bolsa família;
Abono salarial Pis/Pasep – Também migrado para o Caixa Tem, o abono salarial Pis é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que trabalharam por, pelo menos, 30 dias no ano-base de referência.
Auxílio Emergencial – Criado no ano passado e tendo retomado neste ano, o auxílio emergencial utiliza o Caixa Tem para pagar os benefícios.
Além disso, cada um recebe o dinheiro do seu benefício pelo aplicativo e pode movimentar sua conta como quiser, respeitando, é claro, o calendário de pagamentos.
Saque emergencial do FGTS – No ano passado foi autorizado, pelo governo federal, o saque emergencial do FGTS aos trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas.
Para este ano está planejando uma nova rodada de saques do FGTS a fim de auxiliar a população economicamente.
Porém, ainda não está certo que isso realmente irá acontecer, porém já está sendo pautada pelo governo. O pagamento do saque do FGTS também é feito pelo app, de acordo com os calendários que são divulgados.
Se mantenha atualizado no mundo profissional com O Trabalhador.