Cheque sem fundo: o que pode acontecer se emitir?
De acordo com o Banco Central do Brasil, BCB, quando o cidadão faz a emissão de um cheque sem fundo corre o risco de entrar para o CCF. E, como consequência, corre o risco de ser impedido pelo banco de lançar novos talões posteriormente enquanto a situação não for regularizada.
No artigo de hoje, o Otrabalhador irá abordar um pouco mais sobre como saber se tem algum em seu nome e como resolver a situação diretamente com o BCB para garantir que não será impedido de receber novos talões.
Como saber se emiti um cheque sem fundo sem saber?
O cidadão que faz esse tipo de emissão tende a ter o seu nome inscrito no Serasa. Para realizar a consulta, basta criar um cadastro no Serasa em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e depois clicar em “CPF” e em “cheque sem fundo” para ver todos que foram registrados em seu nome.
Uma forma de ter também saber se o nome está inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo é ao entrar em contato com o Banco Central do Brasil – que também tem a função de operar com investimentos e controlar a cotação do dólar e outras moedas no Brasil.
Como excluir o nome do CCF?
Existem algumas formas de excluir o nome do cadastro e voltar a ficar com o CPF limpo, sem históricos de que emitiu um um valor sem ter saldo para isso. Veja, abaixo, quais são as maneiras:
- Entregar o cheque que foi devolvido.
- Apresentar o saldo da conta para comprovar que realmente houve o débito do valor e que não houve tentativa de golpe.
- Entregar uma declaração que tenha sido assinada pelo beneficiário mostrando que você realmente pagou o valor que estava devendo.