Como alterar CNAE do MEI? Veja passo a passo ONLINE
O código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) permite que o MEI, microempreendedor individual, tenha uma categoria de serviço que é realizada como editor de jornal diários. No entanto, muitas vezes o empreendedor pode ter o interesse em alterar o tipo de atividade que é feita por ele. O que tem que ser feito neste momento? Deve-se abrir outro CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou é possível editar online?
Bem, o Portal do Empreendedor permite que o MEI, microempreendedor individual, altere de forma simples e atividade que está sendo realizada. No entanto, dependendo da categoria que for escolhida, será necessário que o mesmo emita um alvará de funcionamento do seu negócio, principalmente se houver a movimentação diária de pessoas ou realização de fabricação de alimentos como marmitas e lanches.
O Portal do Empreendedor pode ser acessado de forma prática bastando apenas que o MEI faça o uso da sua conta GOV com CPF (cadastro de Pessoa Física) junto a uma senha.
Depois de justificar o motivo de estar alterando a atividade realizada, basta esperar um retorno da União.
MEI e as suas vantagens
Ter um MEI conta com algumas vantagens como emissão de notas fiscais e até mesmo a contribuição para o INSS que garante o direito da aposentadoria, auxílio maternidade e vários outros benefícios sociais diversos.
Em compensação, o empreendedor conta com requisitos que são bastante simplificados como pagar mensalmente o valor do DAS que muda de acordo com o CNAE mas tem o valor máximo de R$ 66,6 e de declarar o valor de faturamento em apenas um ano de atuação, por exemplo, quem atuou durante o ano de 2021, terá que declarar em 2022 o valor que reve de faturamento durante o respectivo ano.
O valor máximo que pode ser faturado é de R$ 81 mil.