sexta-feira,
7 de novembro de 2025

Como conseguir isenção do IPVA 2022 para motos no MS?

- Anúncio -

O governador do Mato Grosso do Sul (MS), Reinaldo Azambuja, elaborou algumas formas de estimular os proprietários de motos a pagarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia, mesmo com a crise econômica provocada pela Covid-19 que deixou mais de 600 mil mortos no país.

Para isso, haverá a isenção de cobranças para cerca de 204.283 veículos fabricados antes de 2006 e que possuem mais de 15 anos desde a criação. Motos de até 150 cilindradas também podem obter a isenção. 

Alguns estados como São Paulo e o Paraná oferecem descontos de acordo com o número de notas fiscais que forem emitidas e, além disso, os cidadãos que emitem notas fiscais ainda garantem participação de sorteios milionários. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como pagar o IPVA em 2022?

  • Para consultar o valor do IPVA que deve pagar no ano de 2022, basta acessar o portal http://www.icmstransparente.ms.gov.br/index.aspx?sf=https://servicos.efazenda.ms.gov.br/ipvapublico/Home/Index. 
  • Nesta página, você deve informar o número da placa e o Renavam do veículo. 
  • Depois disso, basta clicar para consultar e emitir o boleto. Existe a possibilidade de pagar tudo de uma vez ou em parcelas. 

Moto deve pagar IPVA?

É previsto, pela lei brasileira, que todas as motos que possuem 150 cilindradas não precisam pagar o valor do IPVA, inclusive as motos que possuem mais de 15 anos como foi citado anteriormente, o mesmo é aplicado no Mato Grosso do Sul. A lei foi aprovada com a PRS 3/2019, de autoria do Senador Chique Rodrigues do RR. 

O imposto aumenta em 2022, principalmente para os carros usados

Para o ano de 2022, é estimado que o imposto cobrado sobre cada veículo em circulação aumente em até 30% devido à nova onda de valorização dos veículos que são usados. Em algumas regiões, como Santa Catarina, essa variação já foi notada em 2021: o que se pagava R$ 300 em 2020, foi para R$ 400. A emissão dos boletos devem ser realizadas através do portal do Detran. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana