Consignado do Auxilio: quais bancos já operam linha?
Ministério anunciou lista com 12 bancos aptos a operar consignado. Mas boa parte ainda não está oferecendo o crédito para os usuáriosNa última semana, o Ministério da Cidadania divulgou uma lista com o nome de 12 instituições financeiras aptas a operar o consignado do Auxílio Brasil. Contudo, mesmo após a abertura do processo, o fato é que apenas três já começaram a operar nesta linha. Os demais ainda estão analisando as normas da regulamentação.
A Caixa Econômica Federal está no grupo das poucas instituições que já permitem a solicitação. De acordo com a presidente do banco, Daniella Marques, os cidadãos podem realizar as solicitações desde esta terça-feira (11) em agências ou até mesmo em casas lotéricas.
A QI Sociedade de Crédito Direto também já começou a oferecer o consignado do Auxílio Brasil. De acordo com os diretores da instituição, os usuários interessados podem entrar no site oficial da empresa para realizar uma simulação. Assim, o indivíduo poderia saber quanto vai ganhar e quanto vai ter que pagar.
A Zema Financiamento e Investimentos também já começou a operar a linha do consignado do Auxílio Brasil. Segundo informações oficiais, o cidadão interessado pode visitar o site da empresa e ligar para o número que está disponível.
Esta companhia tem lojas espalhadas por cidades de Minas Gerais, e pertence à família do governador recém-reeleito, Romeu Zema (NOVO).
Vale lembrar que o Ministério da Cidadania publicou na regulamentação do texto do consignado, uma série de regras que precisam ser seguidas. Uma delas impede que empresas entrem em contato com usuários para oferecer o consignado. No final das contas, é sempre o cidadão que precisa procurar a instituição.
Lista do consignado
Como dito, na última semana, o Ministério da Cidadania divulgou a lista dos bancos que poderão trabalhar com o consignado do Auxílio Brasil. A lista inclui instituições como a Caixa Econômica Federal. Veja abaixo:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Boa parte dos principais bancos do Brasil decidiu não operar o consignado do Auxílio Brasil. Bradesco, Itaú e Santander disseram que o crédito pode gerar uma espécie de problema reputacional.
Eles alegam, em geral, que pode não ser uma boa ideia cobrar um empréstimo para um público humilde como é o caso das pessoas que recebem o Auxílio Brasil. O Banco do Brasil também optou por não operar esta linha.