Emprego: como as redes sociais podem influenciar nesta busca?

Todas as postagens podem ser analisadas antes de aceitar ou rejeitar um candidato

A busca por um emprego é uma tarefa árdua e bem cansativa. Mas utilizar as redes sociais tem sido uma das opções dos candidatos, para isso existe até mesmo um aplicativo específico.

Portanto é sempre bom pensar duas vezes antes de colocar uma postagem. Ela pode estar sob a mira do seu futuro empregador. Muitos Departamentos de Recursos Humanos (RH) analisam o perfil dos seus possíveis colaboradores em todas as mídias sociais. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são observados. A linguagem, a postura, a maneira de se vestir, a interação com as pessoas, o tipo de vida social: tudo isso pode ser levado em conta. 

Portanto, se está na busca de uma colocação no mercado, acompanhe essa leitura para usar as mídias sociais a seu favor na hora de ser contratado.

Como as mídias sociais podem influenciar no perfil do candidato?

A influência das redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram no mercado de trabalho estão cada dia mais presentes e pode ser favorável quando bem utilizada e desfavorável quando mal aplicada, podendo fazer toda diferença no momento da seleção.

Destaques sobre *** por e-mail

Para alguns especialistas, a exposição excessiva nas redes sociais pode influenciar de forma negativa uma busca ou recolocação no mercado de trabalho, uma vez que se torna mais comum as empresas fazerem uso dessa ferramenta no momento de uma contratação.  

Desta forma, é importante lembrar que mesmo as redes sociais tendo um caráter pessoal, no momento que você permite o acesso de outras pessoas as suas publicações, elas deixam de ser só suas.

O importante é saber utilizar de forma útil e vantajosa sem ter que omitir quem realmente você é. Assim, é necessário apenas tomar cuidados com os excessos, tais como: postagens com insatisfação do término do final de semana, exposição com roupas sensuais, uso de bebidas alcoólicas ou de palavras de baixo calão, disseminação de preconceitos, frases sobre odiar acordar cedo ou trabalhar às segundas-feiras, entre outras. Afinal, de acordo com o que se é divulgado nas páginas sociais, é possível avaliar comportamentos e esse pode ser o diferencial entre os candidatos na hora da seleção para uma entrevista de emprego.

Perfil público: o que deve ser postado?

O LinkedIn é um bom exemplo nesta situação. Este aplicativo pode ser útil inclusive para quem já se encontra no mercado de trabalho, uma vez que a pessoa pode fazer atualizações de cursos e treinamentos especiais. Essa forma de exposição é bem positiva, pois aumenta as chances de ser visto por outras empresas, que podem se interessar e fazer propostas melhores e mais lucrativas.

É sempre bom e muito importante ter em mente que o recrutador analisa o perfil de um candidato também através das redes sociais, por essa razão é de fundamental importância o uso da verdade nas publicações realizadas em sua rede, principalmente o Linkedin que se trata de uma rede voltada para a vida profissional do indivíduo.

É importante ter sempre em mente que as redes sociais são uma forma de relacionamento e que estes potencializam a troca de informações, o chamado “networking”, se fazendo presente a todo momento. E a pessoa pode encontrar uma oportunidade de estágio ou até mesmo uma vaga em uma empresa através do seu perfil em redes sociais.

Utilizar as redes sociais ao seu favor pode fazer ganhar pontos enaltecendo suas qualidades. Publicar artigos que você já escreveu e acha relevante, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em cursos, eventos, palestras ou congressos são alguns exemplos do que pode e deve ser postado.

As ferramentas sociais bem utilizadas podem ser um fator positivo, que contribui na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis