Governo Federal prorroga prazo para atualização do Cadúnico

Famílias que possuem dados inconsistentes ganharam mais um tempo para atualizar as informações do Cadúnico este ano
- Anúncio -

Cidadãos brasileiros que registram dados inconsistentes no Cadúnico ganharam mais um tempo para realizar a atualização do sistema. Segundo as informações oficiais, o Governo Federal decidiu prorrogar o prazo para estas famílias. As regras, aliás, já estão oficialmente publicadas na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU)

O Cadúnico é a lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no país. É justamente a partir das informações deste banco de dados que o Ministério da Cidadania seleciona as pessoas que podem começar a receber benefícios sociais como o próprio Auxílio Brasil e o vale-gás nacional, por exemplo.

Para famílias que estavam com dados inconsistentes, era necessário atualizar as informações até o final deste mês de julho, sob pena de perder o direito de receber o Auxílio Brasil e de ter descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica. Com a mudança, o Governo aumenta o prazo dos usuários do Auxílio Brasil para o mês de outubro.

Já os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica têm até o próximo mês de dezembro para atualizar os seus perfis. Quem não atualizar, segue correndo o risco de ser retirado dos programas sociais em questão. No entanto, agora o prazo foi esticado e há mais tempo disponível para que o indivíduo realize o procedimento.

Famílias que atualizaram os seus perfis pela última vez nos anos de 2016 e 2017, tinham até este dia 15 de julho para realizar uma nova atualização. No entanto, a nova portaria permite o aumento do prazo até o próximo dia 31 de julho.

A convocação

De acordo com as informações oficiais, o Governo Federal está enviando chamados para as pessoas que estão com os dados do Cadúnico desatualizados ou que apresentam alguma inconsistência. Os envios acontecem através dos extratos de pagamentos.

Também há casos de avisos que estão sendo enviados através da conta de energia elétrica. O cidadão precisa prestar atenção nas notificações para saber exatamente qual é o seu prazo de envio e não perder o direito de receber seu benefício.

Caso o indivíduo queira confirmar qual é a sua situação, ele pode consultar a informação através do sistema do app do próprio Cadúnico. Na aplicação, é possível consultar a data da sua última atualização e quando é importante realizar a próxima.

Atualização do Cadúnico

Mesmo com o aumento do prazo de atualização do Cadúnico, uma dica importante neste momento é não deixar o processo para última hora. Quanto mais rápido o cidadão atualiza o seu sistema, mais concreta é a sua chance de se manter no benefício social.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis