Justiça Autoriza FGTS A Famílias De Crianças Autistas

Há doenças que dão direito ao saque do FGTS, o que, infelizmente, não é o caso do espectro autista. Veja como conseguir mesmo assim.

Algumas doenças dão direito a liberação do saque do  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) instantaneamente, o que, infelizmente, não é o caso do transtorno do espectro autista (TEA). Mas nem tudo está perdido, é possível conseguir a liberação do dinheiro de outro modo. 

O transtorno do espectro autista não está na lista das doenças que liberam automaticamente os valores até o momento, mas em alguns casos a decisão pode ser revista.  

Se você tem alguém na família com este transtorno, pode conseguir a liberação dos valores de forma não convencional, há registros de ações em que isso já aconteceu. Leia até o final e entenda como fazer. 

Como fazer o pedido dos valores? 

De fato, o dinheiro do FGTS pertence ao trabalhador, mas para famílias que têm integrantes na família com autismo é necessário entrar com um processo na Justiça. A prática pode fazer com que os valores sejam liberados, ao contrário das regras oficiais que excluem essa liberação. 

Destaques sobre *** por e-mail

Com a ação no poder Judiciário, é possível provar a gravidade do caso e conseguir os valores do FGTS. Importante lembrar que o processo precisa ser feito por um advogado. 

Há famílias que podem não ter condição financeira de arcar com a ação, mas isso não deve ser um impeditivo, é possível entrar na Justiça solicitando acesso a gratuidade do processo. 

Quais documentos devem ser apresentados? 

Para entrar com o processo para sacar o FGTS, alguns documentos podem ser comuns em todos os casos. É necessário comprovar a necessidade do saque do FGTS perante a doença, como:

  • Extrato atualizado do saldo de FGTS;
  • Laudo médico relacionado ao TEA;
  • Documentação que comprove dependência do autista ao trabalhador que está solicitando os valores; 
  • Documentação e comprovação de gastos para tratamento do TEA; 
  • Documentos pessoais, tais como CPF, RG e carteira de trabalho.

 

Ao entrar na Justiça receberei todo o valor do FGTS? 

É importante destacar que a ação judicial não é garantia que os valores do FGTS serão liberados, todo o processo será ainda analisado pelo juiz responsável.

 Por outro lado, já existem outros processos em que pessoas conseguiram ter direito ao FGTS, ou seja, há possibilidade de ganhar a causa. 

A Justiça tem reconhecido a necessidade do dinheiro para o tratamento dos pacientes, porém, cada caso é único e é avaliado como tal. Na lei oficial o FGTS não é liberado para todas as famílias que tenham integrantes com o espectro, por isso, uma ação judicial é tão necessária.

Veja também:

Como se dar bem na entrevista de emprego?

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis