O que é a declaração de imposto pré-preenchida e como facilitiar a entrega do IRPF

A declaração pré-preenchida  foi criada pela Receita Federal como forma de facilitar a vida das pessoas que estão declarando neste ano de 2022 o imposto de renda, chamado de IRPF.  Em suma, consegue-se usar os dados que já estão relacionados ao CPF (Cadastro De Pessoa Física)  de anos anteriores, fazendo com  que se consiga economizar bastante tempo. Neste ano, assim como no ano passado, não existe nenhum limite de teto para gastos com a saúde, no entanto, é necessário  que se tenha muitos fiscais sobre cada um deles caso caia na malha fina. 

Ela acaba se tornando uma vantagem para as pessoas que ainda não sabem como declarar. O único lado negativo é que não pode ser disponibilizada pelas pessoas que estão começando a declarar pela primeira vez – e geralmente jovens – visto que não haverá informações anteriores. 

Como o nome já diz, se trata de usar os dados e CPF de anos anteriores para preencher tudo de forma automática. No entanto, deve-se apenas fazer o reset dos valores caso tenha um salário maior ou tenha comprado algum bem como carro e outros. 

Na declaração de imposto de renda, deve-se fazer a decoração de vários bens como investimentos de renda fixa, renda variável, casas que tem de aluguel e vários outros. 

Um dos pontos  que devem ser levados e conta neste momento em que for haver a entrega doe declaração do imposto de renda, é sobre a revisão dos dados porque muitos deles podem estar desatualizados e isso fará com que caia na malha fina e tenha que pagar multas que chegam a até 150% sobre o valor final que deveria ser pago. A consulta para saber se caiu ou não na malha fina pode ser feita pelo portal do ECAC  que pode ser acessado com o acesso GOV ou certificado digital. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis