Receita Federal abre consulta de malha fina do imposto de renda 2022

Durante essa segunda-feira (24), a Receita Federal abriu para consulta um lote de imposto de renda com mais de 240 mil CPFs (Cadastro de Pessoa Jurídica) que caíram na malha fina ao declarar o valor referente ao ano de 2021 ou então, que pagaram a mais e que devem receber uma parcela de volta sobre o que foi pago – neste caso, o valor estará disponível para depósito somente a partir do dia 31 de janeiro.

Ao todo, é estimado que ao menos 43.306 brasileiros tenham prioridade nesta devolução de valores, sendo eles os deficientes ou idosos que tenham mais de 60 anos de idade. A consulta pode ser realizada através deste link informando apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. Por fim, o contribuinte também deve selecionar o ano base no qual está consultando. 

Cuidados ao declarar o imposto de renda em 2022: fique atento aos pequenos detalhes para evitar cair na malha fina e ter que pagar multas

Existem alguns cuidados que devem ser levados em conta por brasileiros que pretendem declarar o imposto de renda nos próximos dias. No entanto, o principal deles é em relação à declaração de gastos a mais sem que sejam comprovados. Muitas pessoas afirmam na declaração que gastaram determinados valores com médicos mas não anexaram a nota fiscal que comprove esse gasto. O mesmo serve para os dependentes – menores de 18 anos de idade – que já trabalham mas os pais informam que não. 

Por fim, mas se tratando de um erro técnico, se trata de não usar corretamente as vírgulas e pontos. Os pontos servem para separar o milhar enquanto as vírgulas são destinadas apenas para separar os centavos. Ao se confundir sobre o uso, o valor de R$ 5.000,00 pode se tornar apenas R$ 5,000 levanto o sistema a entender a situação como fraude. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis