Pedidos por seguro-desemprego nos EUA avançaram acima do esperado.

Pedidos por seguro-desemprego nos EUA avançaram acima do esperado. Veja o que pode ter causado esse aumento no pedido de seguro-desemprego.
- Anúncio -

Os pedidos iniciais por seguro-desemprego nos Estados Unidos seguem avançando desde a última semana , ficando acima dos 200 mil pedidos que era a previsão do mercado americano. Os dados foram confirmados pelo Departamento de Trabalho, publicados ao longo da última quinta-feira (19).

Ao todo foram solicitados 218 mil benefícios, contra 197 mil que foram revisados desde a semana passada. Em relação ao número de solicitações contínuas, acabou ficando um pouco abaixo da previsão de 1,320 milhão, com 1,317 milhão de benefícios que foram solicitados.

O resultado também é um pouco menor do que o número que foi revisado ao longo da semana passada, que ficou em 1,342 milhão.

Como funciona o seguro-desemprego e como solicitar?

No Brasil, o benefício do seguro-desemprego prevê o pagamento de três a cinco parcelas, com um valor máximo atualmente de R$ 1.911,84. Ele é pago para os trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos sem justa causa, sendo que os valores vão depender do período em que se foi trabalhado.

Os trabalhadores terão o período de 7 até 120 dias para solicitarem a data de desligamento após ser feito o requerimento do benefício. Terá direito o trabalhador, incluindo os domésticos, que atuaram dentro do regime CLT e que foram demitidos sem justa causa.

Por lei, não é permitido receber qualquer outro benefício trabalhista ao mesmo tempo que o seguro-desemprego, nem mesmo ter participação como sócio em outras empresas, que não é permitido de acordo com as regras atuais do benefício.

Como funciona o pagamento das parcelas?

O trabalhador vai receber entre 3 a 5 parcelas do seguro-desemprego, a depender do tempo que se foi trabalhado. Só é possível receber 5 parcelas para quem teve a partir de 24 meses trabalhados.

Para quem deseja realizar a solicitação do seguro-desemprego pela primeira vez, o trabalhador com carteira assinada, vai precisar ter atuado com ao menos 12 meses dentro do regime CLT, sendo que esse período vai cair a partir da segunda vez em que solicitar este benefício, para nove meses.

Ressaltando que para o pescador artesanal, empregado doméstico e para um trabalhador que foi resgatado, o valor do seguro-desemprego será de até 1 salário mínimo. Também existe um prazo para a solicitação do benefício, sendo que para o trabalhador formal, só pode esperar até 120 dias, contados a partir do dia de licensa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis