segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Síndrome de Burnout: O esgotamento no trabalho que deixa doente

- Anúncio -

A Síndrome de Burnout acabou se tornando um fenômeno nos últimos anos, principalmente pela presença do excesso de informações. Pessoas estão ficando doentes pelo excesso de trabalho, que afeta diretamente o estado psicológico do trabalhador que passa a ter diversos sintomas que prejudicam sua saúde.

Com a crise econômica dos últimos anos e a pandemia, o número de desempregos cresceu ainda mais e quem conseguiu manter seu emprego precisou se reorganizar para um cenário de caos. A Síndrome de Burnout se dá quando os níveis de estresse aumentam, assim como a pressão e a ansiedade, seja para trabalhar demais ou para manter o emprego. Para entender melhor continue lendo.

O que é Síndrome de Burnout?

Caracterizado por níveis de estresse muito elevados e severos, foi descrito por um psicólogo alemão-americano Herbert Freudenberger em 1970. O termo “Burnout” ou “queimados”, está relacionada ao esgotamento, tanto físico quanto mental que pode acontecer com trabalhadores que excedem suas capacidades de auto sacrifício pela profissão.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A síndrome de Burnout pode afetar qualquer profissão e qualquer pessoa que se sobrecarregue de alguma forma. Embora não exista uma definição tão clara quanto outras doenças, o diagnóstico pode ser feito através da sensação de problemas insuperáveis, quando tudo parece mais difícil e complicado, e não se tem energia para lidar com a situação.

O que fazer para evitar?

Para superar a Síndrome de Burnout ou evitar que ela apareça, defina alguns momentos para se desconectar de dispositivos eletrônicos. Pratique atividade física por pelo menos 1 hora por dia, durma melhor e sempre que sentir essa angústia devido a pressão procure ajuda de um profissional, só ele é capaz de compreender o momento e ajudar a superar.

Além disso, participe de atividades sociais se reúna com amigos para conversar de assuntos aleatórios, dê risada, fique perto de gente alegre e descontraída. Priorize os momentos de lazer e evite o consumo de álcool e cafeína.

Compartilhe:

Susan Nogart
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir