Tempo médio para concessão de benefícios do INSS é maior que 90 dias
Segundo a Rádio Senado, o tempo médio de espera para a concessão de um dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de ao menos 90 dias. Devido a demora na concessão, é estimado que mais de 2,8 milhões de brasileiros estejam em filas de espera, sendo ao menos 800 mil aguardando por atendimento em perícia médica.
Existe um prazo máximo que é concedido pela lei para que o INSS faça a análise e aceite ou negue a solicitação. O prazo máximo geralmente é de apenas 60 dias, mas pode variar de acordo com cada benefício. Os trabalhadores e servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) argumentam que a lentidão destas análises está acontecendo devido a aprovação da PEC dos Precatórios.
A PEC foi aprovada em dezembro do ano passado e previa que haveria o corte de concursos públicos e aumentos salariais para que fosse possível, ainda no ano de 2022, pagar valores mais altos de programas sociais pelo governo. Um dos benefícios que começaram a ser pagos é o Auxílio Brasil que saiu de R$ 190, que era até então depositado pelo Bolsa Família, para R$ 400.
O setor afirma que a PEC está fazendo com que haja uma falta de servidores para realizar a análise de processos, porque não permite que mais pessoas comecem a trabalhar para auxiliar a concessão. E não é somente isso: a área de perícia ainda afirma que o reajuste salarial mínimo para o ano de 2022, apenas para acompanhar a inflação dos três últimos anos, deveria ser de ao menos 19,9% .
Ou seja, estão em greve tanto pela falta de servidor e necessidade de realização de mais concursos, como também pela falta de aumentos salariais. A greve tende a deixar a fila de espera maior.