Tentar deduzir imposto de renda com gastos em saúde pode te levar à malha fina!
Durante essa semana, deve haver a liberação dos softwares para a declaração do imposto de renda para a União referente ao ano de 2021. Em suma, algumas pessoas devem chegar a pagar o valor de 27% de tudo o que receberam durante o ano base e, como forma de garantir que não irá pagar um valor tão alto, é comum que se tente usar gastos com a saúde como uma forma de garantir a dedução.
A dedução nada mais é do que informar gastos com saúde e educação para conseguir pagar menos impostos. No entanto, diferente do que muitas pessoas imaginam, ela não deve ser feita de qualquer forma devido ao fato de que é importante comprovar. Ao informar que se gastou determinado valor com saúde e médicos, têm que comprovar a nota fiscal. Sem a nota, qualquer pessoa poderia declarar que gastou até todo o salário em saúde e, assim sendo, não iria mais pagar o IRPF.
Em suma, o imposto de renda no seu CPF (cadastro de Pessoa Física), é um dos motivos pelo qual se faz tão importante emitir nota fiscal sempre que pagar por algum tipo de produto ou serviço que esteja relacionado a atendimento médico ou medicamento.
Eu afirmei que tive gastos com saúde no imposto de renda mas não tenho nota, posso cair no imposto de renda?
Sim! Se você está informando valores a mais ou está declarando que teve gastos mas não consegue comprovar, corre o risco de cair na malha fina neste ou no próximo ano. Por isso, é importante se manter atento antes de tentar deduzir de tudo porque quando se tenta tirar demais, pode acabar sendo obrigado a agir mais do que teria que pagar sem as deduções. Todo cuidado é pouco e deve-se revisar todos os números.