Veja datas dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2022
Até a última quarta-feira (16), a Receita Federal já havia informado que tinha recebido ao menos 4 milhões de declarações de imposto de renda. Os requisitos para quem deve declarar neste ano são os mesmo que no ano de 2021, sendo necessário todos que tiverem renda tributável acima de R$ 28,5 mil e aqueles que tiveram renda não tributável de R$ 40 mil. Em suma, as pessoas que aplicaram qualquer valor na Bolsa de Valores também terão que declarar mesmo que o rendimento tributável e não tributário esteja abaixo do teto de isenção. Outro aspecto que é a receita também determina que as pessoas com bens acima de R $30 mil tenham que fazer a declaração.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados no momento em que entregar a sua declaração do imposto de renda como em relação à tentativa de deduzir muitos valores sem que tenha gastos reais com saúde. Muitas pessoas declararam que tiveram altos gastos com saúde mas que, na verdade, isso é mentira. Por isso, pode-se acabar caindo na malha fina e pagar multa de 150% sobre o valor que realmente deveria ter sido declarado.
A consulta à malha fina da receita pode ser feita através do portal do E Cac, sendo necessário que se faça o excesso usando a conta Gov com CPF (Cadastro de Pessoa Física) e email.
Outra forma de acessar o portal do Ecac é usando um certificado digital, que não é toda pessoa física que tem e acaba sendo muito mais comum entre as pessoas jurídicas devido à necessidade de assinar documentos online.
Veja aqui quais são as datas de restituição do imposto de renda
As datas de restituição permitem que as pessoas que pagaram imposto duas vezes tenham acesso ao valor de volta.
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto; e
- 30 de setembro.