Dinheiro esquecido do PIS/Pasep; saiba se tem direito
Os trabalhadores pode agora ter acesso ao dinheiro esquecido de pagamentos d0 PIS/Pasep. Ao todo estima-se que já 10,5 milhões tem direito.Os trabalhadores podem agora ter acesso ao dinheiro esquecido de pagamentos do PIS/Pasep. Ao todo estima-se que já são 10,5 milhões de pessoas com valores esquecidos referente a esta modalidade.
Veja também:
NOVO golpe do INSS: veja como não cair
Auxílio Brasil: tudo que você precisa saber
Os valores são referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Público (Pasep) que antes da constituição eram pagos em fundo público e não individualmente.
Já em 2019 os fundos foram finalizados de uma vez e todo o montante foi transferido para o FGTS – o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Quem tem direito?
Tem direito os trabalhadores que não sacaram os valores disponíveis do PIS/Pasep entre 1970 e 1988. A maioria das pessoas que tem direito são aposentadas e não tem ideia que podem receber os valores.
A lei ainda estabelece que as cotas individuais serão mantidas. “Fica extinto, em 31 de maio de 2020, o Fundo PIS-Pasep, cujos ativos e passivos ficam transferidos, na mesma data, ao FGTS”, aponta o artigo da Medida Provisória.
Ao contrário do abono do Pis/Pasep, as cotas do PIS/Pasep só podem ser sacadas uma vez na vida e não são mais depositadas.
Para saber se tem direito você pode utilizar uma das opções abaixo:
- App Carteira de Trabalho Digital;
- Aplicativo “Meu FGTS”;
- Telefone 158;
- Central da Caixa Econômica Federal.
Como sacar os valores?
Para saber se tem direito aos valores esquecidos do Pis/Pasep basta acessar o site ou aplicativo Meu FGTS – disponível para Android ou iOS; uma outra opção é para os correntistas da Caixa, que podem verificar pelo próprio app do banco.
É possível transferir o valor para sua conta, ou então sacar até R$ 3 mil nas casas lotéricas ou terminais de autoatendimento da Caixa, valores acima disso somente no atendimento da Caixa.
O caminho para solicitação pelo app é “Meus Saques” > “Outras Solicitações de Saque”> “PIS/PASEP”.
Documentos necessários para sacar o PIS/Pasep
Uma série de documentos são necessários para sacar o PIS/Pasep, confira:
- Documento pessoal, como CPF e RG;
- NIS/PIS/PASEP.
Para os herdeiros ou dependentes:
Serão necessários documentos que comprovem a morte, além do direito a pensão e comprovação de dependentes, tais como:
- Escritura pública de inventário e partilha;
- Procuração.