Do Bolsa Família ao Pis/Pasep: lista de benefícios liberados de forma extraordinária em maio

Governo federal e outros órgãos estão liberando uma série de benefícios como o Bolsa Família e o abono Pis/Pasep de maneira extraordinária
- Anúncio -

Foi no contexto da maior tragédia ambiental da história do Rio Grande do Sul que o governo federal decidiu adiantar os pagamentos de uma série de benefícios aos cidadãos gaúchos. Do Bolsa Família ao Pis/Pasep, vários foram os saldos que passaram por liberações extraordinárias.

A ideia é simples: ajudar as pessoas que estão passando pelas dificuldades ocasionadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado nas última semanas. Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil local, milhares de gaúchos estão desabrigados ou desalojados neste momento.

Pensando nisso, separamos abaixo uma lista com os pagamentos extraordinários de benefícios que estão sendo liberados neste mês de maio especificamente para o público gaúcho.

Benefícios de maio

  • Bolsa Família

Entre outros pontos, o governo federal decidiu antecipar os pagamentos do Bolsa Família. Os usuários que residem no Rio Grande do Sul já podem movimentar o saldo de maio desde a última sexta-feira (17), independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Os valores médio estão na casa dos R$ 647.

  • Auxílio-gás

O governo federal também decidiu antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional para o público do Rio Grande do Sul. Os usuários também podem movimentar o benefício desde a última sexta-feira (17). Oficialmente, este saldo só seria liberado em junho, mas o governo decidiu antecipar a liberação em um mês.

  • Abono salarial Pis/Pasep

Também foi acertado o adiantamento dos pagamentos do abono salarial Pis/Pasep. Este é um saldo voltado aos trabalhadores formais. Em condições normais, o cidadão precisa se basear no mês do seu aniversário ou mesmo no final do seu número de inscrição para saber quando poderá receber o saldo em sua conta.

Mas para o público do Rio Grande do Sul, ficou definido que todo mundo pode movimentar a quantia desde a última semana, independente de qualquer regra interna. Os valores do abono podem chegar a R$ 1.412 a depender da quantidade de meses trabalhados no ano de 2022.

Também foram indicadas mudanças no sistema de declaração do Imposto de Renda. Oficialmente, os contribuintes brasileiros têm até o próximo dia 31 de maio para realizar a declaração. Mas para os gaúchos este prazo será maior. Eles poderão realizar o procedimento até 31 de agosto.

Para além disso, também ficou definido que os contribuintes do Rio Grande do Sul poderão receber a restituição do Imposto de Renda já no primeiro lote, ou seja, no próximo dia 31 de maio. Milhares de gaúchos serão beneficiados com a mudança.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis