Quem tem abono PIS/Pasep de anos anteriores deve solicitar valor presencialmente
Durante essa semana, o Ministério do Trabalho e Previdência estabeleceu uma nova regra aos mais de 320 mil brasileiros que deixaram de receber o abono salarial do PIS e Pasep durante o ano de 2019. Em 2022, a Caixa e o Banco do Brasil devem pagar somente o valor de 2020 e foi determinado que aqueles que estão com saldos anteriores devem ir até a agência bancária para solicitar a retirada.
O valor estimado que está de saldo chega a mais de R$ 280 milhões. O portal Bom Dia Brasil também informou que a solicitação presencial deve começar a partir do dia 08 de fevereiro, que é quando o abono começa a ser liberado, e pode ir até o dia 31 de março.
Também foi informado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência de que os locais presenciais que estão disponíveis para a solicitação do valor em espécie podem ser consultados através do site da instituição, que foi criado apenas com esse objetivo.
O valor do abono salarial que os cidadãos brasileiros têm para receber pode chegar a R$ 1210, referente a um salário mínimo. No entanto, ele varia de acordo com o tempo de trabalho durante o ano base. Por exemplo, deve-se dividir o valor de um salário por 12 e multiplicar pela quantidade de meses que foram trabalhados. A divisão deve ser feita por 12 justamente porque existem apenas 12 meses em um ano.
Vale salientar que os grupos que possuem algum saldo para receber referente ao ano de 2020, podem sacar até o dia 29 de dezembro. Caso contrário, terão que esperar até o próximo calendário, que está previsto para ser liberado a partir do ano de 2023. O calendário do próximo ano ainda não foi liberado e não se sabe exatamente como deve ser. Os brasileiros estavam esperando receber, em 2022, tanto 2020 quanto 2021. Mas, isso não vai acontecer.