Qual será o valor do salário mínimo com Lula, em 2023

Valor do salário mínimo para 2023 ainda não foi definido, mas o governo que foi eleito em outubro já tem algumas projeções. Veja quais são
- Anúncios -

O Governo de transição ainda não bateu o martelo sobre o valor do salário mínimo para o próximo ano. Contudo, antes mesmo da divulgação oficial do número, o fato mesmo é que já existem algumas projeções oficiais. A ideia é bancar um aumento de 1,3% ou 1,4% sobre o patamar apontado por Bolsonaro em seu plano de orçamento.

E quanto fica isso na prática? Tomando como base as contas do próprio governo de transição, a ideia é bancar o valor de R$ 1.320 para o próximo ano. Hoje, o salário mínimo faz repasses mensais de R$ 1.212. Note que o aumento de 1,4% não é sobre o valor deste ano, mas sobre o valor indicado por Bolsonaro para 2023. 

- Anúncios -

Para aumentar o valor do salário mínimo, o governo eleito vai precisar realizar uma série de mudanças no sistema do orçamento que está no Congresso Nacional. Em declarações recentes, aliados de Lula estão dizendo que poderão apresentar uma PEC ao Congresso Nacional a qualquer momento nesta semana.

Para aprovar uma PEC, o governo eleito vai precisar do apoio do Congresso Nacional. É necessário aprovar o texto em dois turnos com os votos de 3/5 da Câmara dos Deputados e outros 3/5 dos votos do Senado Federal. A aprovação deve acontecer até o próximo dia 15 de dezembro deste ano.

“Há espaço para salário”

Destaques sobre *** por e-mail

Em entrevista recente, o relator do plano de orçamento para o ano de 2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que está confiante na ideia de que o Congresso Nacional não deve se opor ao plano de aprovar o aumento real do salário mínimo.

“O trabalho mais importante neste momento é o de buscar o consenso, porque o nosso tempo está exíguo. Para aprovar uma PEC por 3/5 dos votos duas vezes em um espaço curto de tempo, só se todos estiverem de acordo”, disse o senador do Piauí.

“Percebo que no Congresso há uma grande boa vontade com essa PEC”, completou ele. O senador lembrou ainda que o aumento real do salário mínimo foi uma proposta não apenas de Lula, mas também do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não é um valor tão elevado. Ficaria uma mensagem simbólica de que esse governo está preocupado com o aumento real do salário mínimo”, disse o relator.

Tramitação

O plano geral do governo eleito é começar a aprovar o novo salário mínimo pelo Senado, e depois seguir para a Câmara dos Deputados, onde o presidente, Arthur Lira (PP-AL) já disse que deverá ajudar a provar o texto.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis