Emprego: Brasil teve mais de 265 mil perdas de vagas de carteira assinada em dezembro de 2021
O mês de dezembro marcou pontos negativos para o emprego em 2021, superando, e muito, a expectativa dos especialistas. Isso porque o Brasil registrou a perda de 265.811 empregos com carteira assinada no país, apenas durante esse mês. E a tendência era que apenas 160 mil empregos formais fechassem as vagas.
Mesmo assim, conseguiu bons índices ao longo do ano, e fechou 2021 com números positivos em relação as vagas de carteira assinada. Os dados são do próprio Caged, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e que divulgou as informações nessa segunda (31 de janeiro).
Dados sobre o emprego em 2021
O mês de dezembro oferece um período já conhecido em relação ao aumento e diminuição dos empregos no país. Afinal, trata-se de um momento bastante movimentado, mas que gera vagas mais temporárias. Por isso, as baixas no número de vagas de carteira assinadas já eram esperadas.
No entanto, a estimativa era de algo em torno de apenas 160 mil, e não mais de 265 mil, como realmente ocorreu. De todo modo, os números elevados não atrapalharam os pontos positivos para todo o ano de 2021.
Afinal, ao longo de todo o ano, o saldo no número de vagas de emprego com carteira assinada foi de 2.730.597 novos empregos formais. Ao todo, foram cerca de 20,7 milhões de novas admissões, enquanto as demissões chegaram a quase 18 milhões.
Desde 2010, esse foi o melhor índice de novos empregos (medidos pelo Caged) no Brasil, o que mostra um ponto bastante positivo. Mesmo assim, a estimativa é que para 2022, o aumento não seja tão significativo.
De todo modo, esse já é um passo importante rumo a recuperação econômica do país, onde mesmo os números negativos de dezembro não impactaram no crescimento da criação de novas vagas de emprego em 2021.