Governo Federal adotou medidas de emergenciais do seguro-desemprego

O auxílio chegou em um momento importante, em que muitos enfrentam perdas dos bens materiais e também de suas fontes de renda
- Anúncio -

O Governo Federal adotou medidas de emergenciais para diminuir a gravidade da situação no Rio Grande do Sul após as enchentes. Dentre as principais medidas está a prorrogação do seguro-desemprego, que é forma para amenizar a carga financeira de milhares de gaúchos.

O auxílio chegou em um momento importante, em que muitos enfrentam perdas dos bens materiais e também de suas fontes de renda.

Em ação, o governo do Rio Grande do Sul juntamente com o Ministério do Trabalho, anunciou diversas medidas para tentar amenizar os impactos. A extensão do seguro-desemprego é uma das principais entre estas medidas.

A mudança em específico fornece um alívio financeiro prolongado para os trabalhadores passam por um momento difícil. As regras anteriores permitiam um máximo de cinco parcelas, isso de acordo com o tempo de serviço, enquanto a nova medida dobe esse número para até sete parcelas.

O valor do seguro desemprego é calculado tendo como base a média dos últimos três salários do trabalhador antes da demissão. O valor mínimo do seguro desemprego é de de R$ 1.412,00 (valor do salário mínimo) e o valor máximo é de R$ 2.313,74.

Os ajustes no valor são essenciais para que se mantenha a estabilidade mínima durante o período de transição do trabalhador.

Confira como Receber o Seguro-Desemprego:

Realizar a solicitação, sendo que o trabalhador precisa protocolar o pedido do seguro-desemprego no prazo de 7 a 120 dias após a data da demissão. Esse pedido pode ser feito pelo portal gov.br, ou presencialmente em uma agência do Sine.

Aguardar a análise do Pedido, que é realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, se aprovado, informará o cidadão sobre as datas de pagamento.

Aguardar o pagamento, que são feitos mensalmente, em geral nos últimos dez dias úteis de cada mês. Vale lembrara que o trabalhador pode consultar as datas de pagamento no site ou  através do aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Realizar o saque, que pode ser feito em agências da Caixa, casas lotéricas ou caixas eletrônicos, utilizando o Cartão Cidadão.

Confira o número de parcelas:

A quantidade de parcelas do seguro-desemprego varia de 3 a 5, isso de acordo com o tempo de trabalho do beneficiário no período dos últimos 36 meses:

  • De 6 a 11 meses tem direito a 3 parcelas
  • De 12 a 23 meses tem direito a 4 parcelas
  • 24 meses ou mais tem direito a 5 parcelas
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis