Domingo, 13 de setembro de 2026

Santa Catarina contrata 213 titulares de cartórios extrajudiciais

O concurso público do qual esse novos funcionários foram selecionados iniciou em julho de 2020, com o Edital n. 5/2020

Thais Rodrigues
Escrito porThais Rodrigues
Publicado em
2 min de leitura440 palavras
Santa Catarina contrata 213 titulares de cartórios extrajudiciais

Santa Catarina contratou 213 novos titulares de cartórios extrajudiciais, eles foram empossados em solenidade no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). A contração corresponde a um terço da quantidade de unidades do Estado.

O concurso público do qual eles foram selecionados iniciou em julho de 2020, com o Edital n. 5/2020. Foram seis etapas distribuídas em 45 meses, além de duas paralisações por conta da pandemia de Covid-19.

O presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida falou sobre o concurso:

Anúncio

“Há alguns anos o Estado tem delegatários concursados nos cartórios. Suprimos uma lacuna de algum tempo, em razão dos trâmites normais para a realização de um certame. Também porque é uma demanda reprimida pela pandemia”.

Neste ano será encerrado outro concurso, que visa preencher mais 40 vagas. Com isso, chegará a 85% dos cartórios do Estado com titulares passando por concursos. Vale lembrar que alguns têm substitutos na função.

Primeiro lugar

Wolfgang Stuhr, 42 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso e vai ser registrador de imóveis em São José, fazendo o registro dos títulos. O novo funcionário nasceu em Madri, na Espanha, e veio para o Brasil com quatro anos. Ele falou sobre sua nova função.

“O sistema de registro imobiliário brasileiro funciona de duas formas: precisa fazer um título, que é a escritura pública, e o registro do título. Um é a conformação de vontade, o outro é a transferência de propriedade. Como tabelião, eu fazia a escritura. Agora, farei o registro. São duas pontas do mesmo procedimento”.

Wolfgang falou sobre o resultado obtido no concurso, que é um dos mais difíceis da área de direito. O da magistratura, Ministério Público e os de cartório são considerados os mais concorridos.

Anúncio

“Estudava todo dia, como tenho três filhos pequenos, acordava 3h30 para começar antes do expediente. Tentava conciliar enquanto trabalhava e ter momentos outros para estudar, como os fins de semana”.

O concurso tem questões de Direito constitucional, administrativo, empresarial, tributário, civil, penal, agrário, imobiliário, além de direito previdenciário e trabalhista. A legislação do Estado de Santa Catarina e legislação notarial e registral também são cobrados no processo seletivo.

Wolfgang alertou os candidatos a se atualizarem sobre as decisões dos tribunais, estudar de forma aprofundada a atividade e ter atenção às novidades legislativas e ao movimento de desjudicialização.

“Cada dia mais as pessoas conseguem fazer, no cartório, o que só era possível no Judiciário. Hoje, é possível resolver inventários e divórcios, por exemplo, num tempo e num custo infinitamente menores nos cartórios."

"Essas prerrogativas, do que os cartórios podem prestar de serviço à população, exigem que tenham cada vez mais pessoas especializadas, prestando o serviço mais adequado e estruturado possível”.

Anúncio
Compartilhe: