sexta-feira,
24 de outubro de 2025

Diarista ou faxineira pode abrir um MEI? Entenda!

- Anúncio -

Durante a pandemia, quem é diarista ou faxineira sofreu com consequências negativas da falta de serviço e da regularização. Uma grande parcela desses profissionais não contribuem para o INSS e, dessa forma, não tiveram direito a benefícios como auxílio doença, aposentadoria e até mesmo auxílio maternidade (visto que a maioria dos profissionais da área são mulheres). Ao engravidar, é necessário parar de trabalhar e, quando se trata desta profissão, muitas vezes ficam sem receber pelo tempo parado. 

Uma forma de resolver a situação é abrir um MEI pelo código 9700-5/0. Logo, a trabalhadora pode fazer o pagamento do INSS através do DAS, que tem o valor de R$ 60 por mês e contribui para um salário mínimo

Além do pagamento do DAS todos os meses, a diarista também deve fazer a Declaração Anual de Faturamento MEI, que deve ser entregue até o dia 31 de maio de todos os anos, essas duas obrigações podem ser colocadas em dia através do site da Fazenda. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Além das vantagens do INSS que ficam garantidas, há a possibilidade de fazer a emissão de nota fiscal para os seus clientes porque terá um CNPJ.  Vale ressaltar que a diarista estará sujeita às regras do Simples Nacional como o faturamento máximo de R$ 81 mil por ano. 

Não estou tendo faturamento como diarista e abri um MEI, posso deixar de pagar o DAS?

Quando o diarista não está tendo faturamento como MEI e está parado, é necessário que continue fazendo o pagamento do DAS da mesma forma porque ele também conta com o valor dos impostos. Ao atrasar o pagamento, o microempreendedor individual está sujeito a realizar o pagamento de multas que podem chegar a 2% por mês. Além disso, o CNPJ pode ficar irregular e, para que consiga  fechar ele, terá que colocar todas as pendências com a Receita Federal em dia. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua relação com o MEI hoje?

Planejando
Atuando
Explorando

Seu principal objetivo agora é:

Começar
Organizar
Crescer

Seu conhecimento sobre o universo MEI é:

Básico
Intermediário
Avançado

Qual seu maior desafio no momento?

Burocracia
Finanças
Vendas