segunda-feira,
20 de outubro de 2025

MEI: aprenda a emitir NFS-e sem custo e pela internet!

A partir de setembro de 2023 a nota será emitida até mesmo pelo celular. Entenda

- Anúncio -

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) estabeleceu para 1º de setembro de 2023 o início do prazo da obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

A partir dessa data, todos os MEI (Microempreendedores Individuais) do país que prestarem serviços para pessoas jurídicas deverão emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Dessa forma, a opção ficará disponível em aplicativo, que poderá ser acessado em breve pelos contribuintes, e por serviço de comunicação de Interface de Programação de Aplicativos (API).

Quer saber como será a emissão das notas fiscais para o MEI? Acompanhe!

O que é ser MEI?

A criação do MEI ocorreu em 2009 para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores. É um tipo de empresa simples e que se ajusta muito bem às necessidades de quem atua de forma autônoma. 

Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter acesso aos benefícios da Previdência Social

O MEI facilita a regularização das atividades econômicas de pessoas que trabalham por conta e que não têm sócios. Os principais requisitos estão relacionados ao limite de faturamento anual (atualmente em R$ 81 mil), à quantidade de funcionários que podem ser contratados (somente um) e a qual atividade econômica será exercida.

Como emitir a NFS-e?

  Para a emissão da NFS-e Nacional  é preciso entrar no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica e baixar o aplicativo, que já está disponível para IOS e Android. 

Feito o download, é preciso fazer um cadastro com as informações da pessoa física ou jurídica. Clicar em 1° acesso, preencher os dados, avançar, preencher com o número do Título de Eleitor e o número dos dois últimos recibos da entrega da Declaração Anual do IR.

Por fim, é preciso preencher com os dados do e-mail e definir a senha de acesso conforme as regras.

Por fim, o empreendedor receberá um código numérico encaminhado para o e-mail cadastrado para validação da conta e dos dados.

Emissor WEB

Para emitir a nota fiscal pelo Emissor Web, basta clicar no ícone do documento com um “+”. Em seguida, selecionar se deseja utilizar a Emissão Completa ou a Emissão Simplificada.

Para emitir a nota fiscal de modo completo pelo portal web, basta selecionar a opção “Emissão Completa”. Esse modelo é obrigatório para alguns tipos de prestação de serviço. Por exemplo, exportação e serviços cujo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)  é dever no local do tomador. 

Como emitir NFS-e pelo celular

Assim, o primeiro passo é baixar o aplicativo NFS-e Mobile pela App Store ou Google Play. Com os dados do cadastro feito previamente no site, acesse com seu login e senha. Clique em “emitir NFS-e”. O campo CPF/CNPJ do cliente é opcional. 

Em seguida, é preciso selecionar o serviço a se prestar, preencher com o valor do serviço e tocar em “Emitir NFS-e”.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua relação com o MEI hoje?

Planejando
Atuando
Explorando

Seu principal objetivo agora é:

Começar
Organizar
Crescer

Seu conhecimento sobre o universo MEI é:

Básico
Intermediário
Avançado

Qual seu maior desafio no momento?

Burocracia
Finanças
Vendas