quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Como funciona o aviso prévio? É obrigatório?

Entenda o que diz a CLT sobre este dever. Há mais de um tipo de aviso. Entenda.

- Anúncio -

Quando termina uma relação de trabalho, é preciso seguir alguns procedimentos legais. Pagamento das verbas rescisórias e também existe o dever do cumprimento do aviso prévio.

O aviso prévio, período em que o funcionário continuará trabalhando na empresa após assinar sua demissão. É uma forma da empresa encontrar um substituto, caso o funcionário tenha pedido demissão, ou para o empregado reorganizar sua vida após ser demitido.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O aviso prévio está disposto pelo artigo 487 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). É uma comunicação em que o funcionário ou o empregador informam sobre o rompimento de um contrato de trabalho.

Neste caso, tanto o trabalhador quanto o empregador não cumprindo o aviso, vão ter que arcar com as consequências.

Entenda melhor sobre o assunto no texto a seguir.

Existem dois tipos de aviso prévio

Aviso prévio trabalhado – O aviso prévio trabalhado é aquele em que o profissional continua exercendo suas atividades normalmente na empresa durante o período mínimo de 30 dias. O aviso prévio é uma obrigação que o trabalhador tem que cumprir quando pede demissão do emprego ou quando é demitido pelo empregador.

O empregado também poderá, durante o aviso prévio, solicitar uma redução de até duas horas na sua jornada diária de trabalho ou que ele seja dispensado da última semana de cumprimento. 

Aviso prévio indenizado – O aviso prévio indenizado, ocorre na demissão sem justa causa, mais especificamente quando a empresa decide desligar o funcionário imediatamente, sem que tenha que cumprir o período de 30 dias.

No aviso prévio indenizado, o fim do contrato e baixa na carteira é imediata e o pagamento da rescisão é feito 10 dias depois. 

O trabalhador tem a obrigação de cumprir o aviso prévio?

Somente a empresa pode tomar a decisão de liberar o funcionário do aviso prévio. Quando o empregado decide não cumprir o aviso, deverá pagar ao patrão o valor do seu salário mensal.

O empregado pode negociar com a empresa para cumprir o aviso prévio indenizado. E se ele quiser que o funcionário trabalhe, para não perder dinheiro, e não ter que indenizar o patrão, essa é a melhor saída.

O aviso prévio indenizado, ocorre na demissão sem justa causa, mais especificamente quando a empresa decide desligar o funcionário imediatamente, sem que tenha que cumprir o período de 30 dias.

Qual é o prazo para pagamento das verbas rescisórias?

A empresa deverá pagar as verbas rescisórias em até 10 dias após o término do contrato. 

A lei também diz que se a empresa não pagar as verbas no prazo previsto, deverá arcar com multa no valor de um salário do empregado.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado