13º salário: pagamentos da antecipação começam nesta quinta, 25
Governo Federal vai começar a pagar antecipação do 13º salário para segurados do INSS a partir desta quinta-feira (25). Veja detalhes sobre as liberaçõesO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve começar nesta quinta-feira (25) a pagar a primeira parcela da antecipação do 13º salário para os seus segurados. De acordo com informações do Ministério da Previdência, o saldo será pago juntamente com os repasses regulares dos benefícios.
Mesmo que os pagamentos estejam marcados para sair do papel apenas na próxima quinta-feira, os cidadãos já podem conferir o extrato de repasses. Desde o último domingo (21), o INSS liberou esta informação para os seus segurados. Para consultar, basta checar os dados da conta no app ou site do Meu INSS.
A antecipação
Em condições normais, os pagamentos da antecipação do 13º salário são feitos nos últimos meses de cada ano. Contudo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por antecipar os repasses em 2023. Assim, todos os segurados que têm direito ao saldo poderão receber o benefício ainda no primeiro semestre.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para segurados do INSS. Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os pagamentos foram antecipados também nos anos de 2020, 2021 e 2022.
Divisão em duas parcelas
Assim como aconteceu nos anos anteriores, a antecipação dos pagamentos do 13º salário será dividida em duas parcelas. Como dito, a primeira vai começar a ser paga já a partir do próximo dia 25. Neste primeiro repasse, o valor repassado vai corresponder exatamente a 50% do benefício do cidadão.
Já a segunda parcela vai ser paga aos segurados a partir do próximo mês de junho. Para a derradeira rodada, o Governo Federal vai repassar os outros 50% do valor do benefício do indivíduo. Contudo, na segunda parte existirão os descontos do Imposto de Renda para os cidadãos que não são isentos do pagamento do tributo.
Calendários do 13º salário
O calendário da primeira parcela do 13º salário para segurados do INSS é dividido em dois. Um deles é voltado apenas para as pessoas que recebem um salário mínimo, ou seja, R$ 1.320. Já o outro é voltado para o cidadão que recebe mais do que este valor em seu benefício.
Veja abaixo:
Quem recebe salário mínimo (R$ 1.320)
- Final do benefício 1 – 25/5;
- Final do benefício 2 – 26/5;
- Final do benefício 3 – 29/5;
- Final do benefício 4 – 30/5;
- Final do benefício 5 – 31/5;
- Final do benefício 6 – 1º/6;
- Final do benefício 7 – 2/6;
- Final do benefício 8 – 5/6;
- Final do benefício 9 – 6/6;
- Final do benefício 0 – 7/6.
Quem recebe acima do salário mínimo
- Final do benefício 1 e 6 – 1º/6;
- Final do benefício 2 e 7 – 2/6;
- Final do benefício 3 e 8 – 5/6;
- Final do benefício 4 e 9 – 6/6;
- Final do benefício 5 e 0 – 7/6.