13º salário: veja como são definidos os valores das duas parcelas

Pagamentos do 13º salário já estão sendo realizados para os trabalhadores brasileiros. veja como são definidos os valores das duas parcelas
- Anúncio -

Com a chegada do final do ano, muitos trabalhadores brasileiros já estão começando a receber o 13º salário. Quem ainda não recebeu, certamente já está fazendo as contas para saber o impacto que esse valor terá no orçamento.

Ao contrário do que muita gente imagina, as duas parcelas do 13º salário não possuem os mesmos valores. De acordo com as regras trabalhistas, a segunda rodada é naturalmente menor do que a primeira.

Mas por que isso acontece? Nesse artigo você vai aprender a definir o valor do seu 13º salário e entender porque a segunda rodada deve ser menor do que a primeira.

Definindo o valor do 13º salário

Para definir o valor do seu 13º salário, o cidadão precisa pegar o valor do seu salário mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa primeira equação e multiplicar pela quantidade de meses  em que você trabalhou nesse determinado ano. Se você trabalhou por seis meses, por exemplo, deve multiplicar por seis.

O resultado dessa equação será o valor do seu 13º salário em 2024. Note, no entanto, que esse valor pode ser pago pelo seu empregador todo de uma só vez ou em duas parcelas diferentes.

A divisão das parcelas

Por regra geral, caso seu empregador opte por pagar o saldo em duas parcelas, a primeira deve corresponder a 50% do valor do seu 13º salário.

Já a segunda parcela do 13º salário vai corresponder aos outros 50%, descontados os possíveis abatimentos do Imposto de Renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

É justamente por causa desses descontos que o trabalhador vai receber uma segunda parcela menor do que a primeira em qualquer situação. 

As datas do 13º salário

Como dito, o empregador pode optar por pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou seja, em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano.

Existem prazos para esses pagamentos. Caso seu empregador tenha optado por pagar o 13º salário em uma única parcela, ele deve fazer isso até o próximo dia 20 de dezembro.

Caso ele tenha optado por pagar o saldo em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser liberada até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Vale lembrar que o 13º salário é um direito do trabalhador. Caso o seu empregador não pague esse saldo até a data prevista, o cidadão tem o direito de entrar na Justiça do Trabalho contra a empresa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis