Estado anuncia antecipação do 13º salário. Veja quem recebe

13º salário será pago de uma só vez para servidores públicos estaduais e também para aposentados. Governo local já confirmou uma data

O Governo do estado do Paraná anunciou na última semana a antecipação da data de pagamento do 13º salário para servidores públicos e aposentados estaduais. De acordo com as informações oficiais, todos os trabalhadores poderão receber o saldo de uma só vez no próximo dia 6 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Entre outros pontos, ele anunciou que a antecipação vai beneficiar mais de 156 mil servidores da ativa, além de mais de 135 mil aposentados e pensionistas do estado.

Este é o quarto ano consecutivo que o Governo do estado do Paraná decide antecipar os pagamentos do 13º salário para os trabalhadores do nível estadual.

“É o quarto ano consecutivo desse compromisso com os servidores. Todos os anos fizemos isso. É uma forma de estimular o comércio e o turismo, com injeção de quase R$ 6 bilhões na economia, o que ajuda a garantir esse ciclo virtuoso da nossa economia”, disse ele.

“Estamos encerrando a primeira gestão com grandes investimentos, políticas públicas consolidadas e apoio aos nossos servidores”, disse o governador”, completou.

Destaques sobre *** por e-mail

Do ponto de vista de orçamento, a avaliação geral do governo local é de que a antecipação do pagamento do 13º salário para os servidores representaria um aporte de R$ 1,9 bilhão na folha de pagamentos do funcionalismo público do estado.

Qual o valor do 13º salário?

O valor do 13º salário do Auxílio Brasil varia de acordo com a situação de cada trabalhador. Para saber quanto você vai receber, é necessário realizar uma simples equação com base no número de meses que você trabalhou no ano.

Basta pegar o valor do seu salário bruto mensal e dividir por 12. Logo depois, basta pegar o resultado e multiplicar pela quantidade de meses do ano. O resultado é o seu 13º salário.

Note que nem sempre o pagamento deste adicional acontece de uma só vez. As empresas podem optar por dividir o saldo em duas parcelas. Neste caso, a primeira precisa ser paga até o dia 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.

No caso do Paraná, o governo local optou por pagar o saldo de uma só vez. De todo modo, eles poderiam dividir o saldo se assim preferissem. O empregado que não recebe o seu 13º salário deve contatar o seu chefe para entender o que aconteceu. Em último caso, ele também pode entrar na justiça.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis