Governo Federal vai pagar 13º e 14º do Bolsa Família este ano

Veja o que se sabe sobre a possibilidade de pagamento de um 13º e de um 14º salário para usuários que fazem parte do Bolsa Família neste ano de 2023
- Anúncio -

O governo federal concluiu na última semana os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Em agosto, estima-se que pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país tenham recebido o saldo em suas contas. Agora, estes usuários querem saber quantos pagamentos faltam até o final do ano.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, restam apenas mais quatro pagamentos regulares do Bolsa Família até o final deste ano de 2023. Eles deverão ocorrer nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

E o 13º salário?

Ao menos até aqui, não há nenhuma indicação de que o governo federal vai liberar o pagamento de um 13º, ou mesmo de um 14º salário para os usuários do Bolsa Família. Em entrevista recente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), disse que não existe esta possibilidade.

“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco”, afirmou Dias.

“Teremos a oportunidade de trabalhar o ponto principal, que é a inclusão socioeconômica. Objetivo maior é abrir oportunidades, pelo emprego e pelo empreendedorismo, para que se tenha condição de renda. Aí, quem alcançar condição de emprego, vai ter salário, décimo-terceiro, férias, vai ter tudo o que é previsto para o mundo do trabalho.”

Bolsa Família em setembro

Embora não exista uma previsão de liberação do 13º salário para os usuários do Bolsa Família, o governo federal já confirmou que vai seguir com os pagamentos regulares do benefício social. Já neste mês de setembro, os repasses serão retomados no dia 18.

Para saber o dia exato do recebimento do seu benefício, é necessário tomar como base o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo já no dia 18. Outros grupos recebem nos dias seguintes. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de setembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de setembro  (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 21 de setembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  22 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de setembro  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de setembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de setembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 28 de setembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  29 de setembro (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis