Servidores de São João do Meriti cobram 13º salário

Sindicato que representa os servidores da educação já entrou com uma representação na Justiça para cobrar os pagamentos do 13º salário

Empregadores brasileiros tinham até o último dia 20 de dezembro para pagar a segunda rodada ou o valor completo do 13º salário. Contudo, na prática muitos empregados estão até agora sem receber nada. É o caso, por exemplo, dos servidores da área da educação da cidade de São João do Meriti,na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.

Como estes profissionais não receberam o saldo dentro do prazo exigido, eles decidiram acionar o sindicato que representa a categoria. O Sindicato, por sua vez, decidiu entrar com uma ação na Justiça do Trabalho para cobrar os valores para estes trabalhadores. Em nota, a Secretaria de Educação decidiu se manifestar.

O órgão da prefeitura disse que pretende pagar este 13º salário ainda nesta semana, ou seja, até antes do reveillón.

13º atrasado

Este caso de atraso no pagamento do 13º salário não é isolado. Trabalhadores de várias cidades do país também estão reclamando a demora no depósito deste saldo dentro do prazo exigido em lei.

Destaques sobre *** por e-mail

Em Cuiabá (MT), por exemplo, o repasse já foi feito para as pessoas que atuam como efetivas. Os cidadãos que atuam como contratados ainda não receberam nada e a prefeitura local ainda não deu uma data para estas liberações acontecerem.

No Rio Grande do Norte, o governo local criou uma espécie de tabela própria considerando a renda salarial e também a área de atuação de cada trabalhador. De toda forma, fato é que parte destes empregados só vai receber este dinheiro depois do prazo estipulado em lei.

“Desde que assumimos o governo a gente vem pagamento o 13º dessa forma. A gente faz uma antecipação, fizemos essa antecipação de 30% até o dia 30 de novembro”, afirmou o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

“Vamos complementar para uma faixa significativa de servidores ainda agora em dezembro de 2022 e, como nos demais anos, a gente deixa uma pequena parte dos servidores para complementar no início de janeiro”, completou

13º salário

O 13º salário é um adicional de final de ano pago para as pessoas que atuam na condição de formalidade. Os empregados domésticos com carteira assinada, bem como os aposentados e pensionistas também podem receber o saldo.

Para saber quanto você pode pegar de 13º salário, basta pegar o valor do seu salário e dividir por 12, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar este resultado e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados neste determinado ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis