Décimo terceiro do INSS: ganhei apenas uma parcela, e agora?

Muitos aposentados pelo INSS puderam sacar apenas metade do décimo terceiro no mês de junho. Alguns ficaram na dúvida se houve problema no pagamento para estar apenas metade do valor. Entretanto, o governo está realizando o pagamento parcelado. 

A metade do benefício está sendo pago em junho, enquanto a outra metade do décimo terceiro do INSS deve ser pago até julho.

Essa é uma forma do governo para fomentar a economia e, dessa forma, estimular o consumo. O PIB já apresentou aumentos de 1,4% devido a esses estímulos de antecipação. 

O único pagamento que ainda não pode ser sacado pelo trabalhador é o PIS ou Pasep. O ano de 2021 deve ser prorrogado e pagado somente em 2022: ano que vem o trabalhador pode sacar dois benefícios. Para quem ainda não sacou de 2019 (que foi liberado em 2020), tem até o último dia de junho para realizar o saque. 

Leia também: Saque do FGTS de um salário mínimo pode ser liberado como décimo

Destaques sobre *** por e-mail

Cuidado com golpes do INSS

Muitos criminosos estão entrando em contato com beneficiários do INSS falando que precisam realizar a prova de vida que voltou a ser obrigatória. 

Para que comprovem que “estão vivos”, é necessário que mandem uma foto do cartão e uma foto do rosto.

Entretanto, todas as provas de vida acontecem somente dentro do banco que se recebe o pagamento. O INSS e nem o banco, entram em contato com o aposentado através de mensagens de Whatsapp ou Facebook. Portanto, se receber mensagem por esses meios, deve ficar atento porque provavelmente podem ser golpistas. 

Não informe senhas, números de cartão e nenhuma outra informação através de WhastApp ou Facebook. 

Aposentados chegaram a perder mais de R$ 3 mil. Na cidade de Brusque, Santa Catarina, até mesmo a rádio começou a reportar os casos e pedir para que os habitantes tenham cuidado. 

Acompanhe o OTrabalhador para saber mais sobre o décimo terceiro, INSS e direitos do trabalhador. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis