Bolsa Família: final NIS 5 recebe nesta quarta-feira (23)

Nesta quarta-feira (23), os beneficiários do Bolsa Família com final do NIS 5 podem sacar o benefício. Ontem (22), os beneficiários com o final do NIS 4 estavam podendo sacar o benefício. Vale ressaltar, contudo, que o calendário é para aqueles que optaram não migrar pelo auxílio emergencial.  Os valores liberados são correspondentes ao mês de junho. 

O valor do BF deve aumentar em 50% até o mês de outubro. Para que o governo consiga bancar o benefício, o presidente Bolsonaro e o Ministério da Cidadania pretendem cortar o PIS dos trabalhadores privados de CLT. 

PIS e os requisitos

Para receber o PIS, o trabalhador tem que receber até dois salários mínimos e deve estar cadastrado nos sistemas federais por, pelo menos, 5 anos.

Além disso, ele não deve atuar como MEI e deve estar na modalidade de CLT contratado por uma empresa. Quem atua como MEI, apesar de ter direito ao auxílio maternidade, doença e desemprego, não tem direito ao PIS por não se encaixar em todos os requisitos. 

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Administrador de banco de dados: confira vagas de emprego

O Ministério da Cidadania argumenta que o governo gasta cerca de R$ 35 bilhões ao ano para dar o benefício aos trabalhadores privados e que poderia ser repartido para o Bolsa Família. 

O PIS de 2020 foi prorrogado somente para que fosse pago em 2022. E, dessa forma, pode ser cancelado antes mesmo do fornecimento. No ano de 2022, o trabalhador deveria receber o benefício acumulado mais 2021. 

Bolsa Família e Bolsonaro

O presidente Bolsonaro está investindo de forma massiva nos programas sociais como forma de aumentar a reputação do governo. De acordo com o DataFolha e o Poder Data, as intenções de votos para 2022 do petista e ex-presidente Lula estão em 43%, enquanto as do Jair estão em 27%. O petista perde 7 pontos percentuais quando vai para o segundo turno. 

Leia mais: Desenvolvedor: confira vagas de emprego atualizadas em junho

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis