Quem tem direito ao Auxílio Brasil 2022? Veja os novos beneficiários!

O Auxílio Brasil já é uma realidade no país. Afinal, ele já vem sendo pago desde novembro do ano de 2021 a quem já era beneficiário do Bolsa Família. Esse programa, aliás, passou mais de 18 anos em atividade, e ajudou bastante as populações mais carentes do país nesse período.

No entanto, o objetivo do novo programa é justamente ampliar esse projeto. Para isso, haverá um aumento não apenas nos valores pagos, mas também no número de beneficiários. Mas, como saber quem tem direito ao Auxílio Brasil? Esse é um ponto de grande importância, e que deve-se observar com cuidado.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

De um modo geral, é possível afirmar que o Auxílio Brasil destina-se, assim como o próprio Bolsa Família, às famílias que vivem em uma situação de pobreza ou de extrema pobreza. Em suma, esse é o objetivo de alcance do novo programa de transferência de renda, ao menos nessa parte inicial.

Dentro desse contexto, o Bolsa Família já atendia cerca de 14,5 milhões de famílias, que passaram de forma automática para o Auxílio Brasil. Essas já se contemplaram com os repasses de 2021. Em 2022, porém, haverá um aumento nesse número de beneficiários.

Destaques sobre *** por e-mail

Assim, em 2022, haverá o repasse do benefício a 17 milhões de famílias, que fazem parte dessa porcentagem de quem tem direito ao Auxílio Brasil. Tudo envolve o Cadastro Único do governo federal, sendo preciso ter um cadastro atualizado. Segundo o governo, isso zera, temporariamente, a fila de espera pelo benefício.

Outro ponto importante é em relação aos retroativos, que não foram pagos completamente aos beneficiários do Bolsa Família em novembro de 2021. A intenção era que eles fossem devidamente repassados, mas até agora a sinalização é que eles realmente não haja mais esse repasse para quem não recebeu o benefício integral.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis