Trabalhadores contam com valores de abono salarial PIS/Pasep esquecidos em bancos
De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, os brasileiros estão com altos valores esquecidos pelo sistema do PIS e Pasep em relação ao abono. Em suma, todos os anos deve-se haver uma liberação de valores que servem como décimo quarto para os trabalhadores de baixa renda. O valor máximo que é pago através da Caixa ou do Banco do Brasil é de até um salário mínimo e pode variar de acordo com o tempo em que foi autuado pelo servidor público ou trabalhador na modalidade de CLT.
Vale salientar que os grupos que atuaram como MEI durante o ano de 2020 não possuem direito de receber devido ao fato de que o microempreendedor individual não conta com nenhum tipo de vínculo empregatício. O MEI pode faturar o valor de até R$ 81 mil por ano e tem a possibilidade de contratar até um colaborador. No entanto, um projeto de lei que está sendo analisado pela Câmara de Deputados prevê que esse teto seja alterado para que haja a contratação de até 2 colaboradores com faturamento que pode chegar a cerca de R$ 130 mil por ano.
Abono salarial: você sabe quais são as regras para receber o benefício social?
Existem algumas regras que são impostas pelo Ministério do Trabalho e da Previdência para que o cidadão tenha direito ao abono salarial. Em suma, são elas:
- Ter a renda durante o ano base que seja de até dois salários mínimos.
- Contar com a carteira de trabalho por ao menos um mês durante o ano de 2020, que é o ano que está sendo pago em 2022.
- Ter o seu nome inscrito há cinco anos ou mais no sistema do abono salarial
- Contar com os dados informados corretamente pela empresa através do RAIS que foi criado para saber quem tem direito ou não.