Nesta semana haverá liberação do saldo do FGTS total?

De acordo com o que foi informado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o final do mês passado, foi determinado que caberia a liberação de um novo saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de até  R$ 1 mil. Em suma, vale salientar que  não foi informado pelo Ministério  da Economia que haverá a liberação de todos os lados, mas somente do teto de R $1 mil que deveria servir como forma de pagar as contas. Por isso, as informações que estão circulando nas redes sociais sobre o assunto são falsas. 

Existem apenas algumas situações específicas em que pode haver a liberação  do FGTS, como quando há demissão sem justa causa de determinado funcionário em decreto de emergência na cidade em que se mora e até mesmo para pagar uma parte dos juros  para a compra da casa própria. O pagamento em dia do Fundo de Garantia é uma obrigação de todas as empresas que possuem funcionários da modalidade CLT e deve-se pagar ao menos 8% do valor salarial  como forma de incentivo. 

Segundo Guedes, a liberação do valor do  FGTS está acontecendo como forma de incentivar a economia devido ao fato de que o boletim Focus está mostrando que as expectativas do PIB, produto interno bruto para o ano de 2022, é de apenas 0,4%. 

FGTS para dívidas ainda não tem data para ser liberado 

Vale salientar que o Paulo Guedes apenas afirmou que estaria fazendo a liberação do saldo do FGTS de até R% 1 mil mas que não seria obrigatório realizar o saque. O que acontece é que o ministro não informou quando deverá haver a liberação e quais são os prazos para isso acontecer. Sabe-se, entretanto, que neste mês de março está ́ havendo o pagamento para os nascidos em março pelo saque aniversário. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis