Ter o Cadastro Único atualizado é essencial para receber Auxílio Brasil. Saiba como

Informações inconsistentes podem ter o CadÚnico cancelado

Dentre os Programas Sociais do Governo Federal está o Auxílio Brasil. Mas para as famílias de baixa renda participarem é preciso estar inscritas e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

O Cadastro Único é um registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no país. Essa ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como a identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal.

Entre os benefícios que exigem o CadÚnico além do Auxílio Brasil estão o Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, isenção de taxa em concursos públicos, entre outros. 

Mas como saber se a sua inscrição no Cadastro Único está atualizada? É o que vamos explicar agora nesta leitura.

Como consultar o Cadastro Único? 

Destaques sobre *** por e-mail

Para saber se seus dados estão corretos no CadÚnico a consulta pode ser feita pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em “ Consulta Cidadão Cadastro Único”. Será necessário preencher nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para 0800 707 2003. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

Caso  você precise emitir o comprovante de cadastramento no CadÚnico este pode ser feito pela internet, no site “ Consulta Cidadão Cadastro Único”, pelo celular baixando o aplicativo Meu CadÚnico ou de forma presencial no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura.

Caso os dados também estejam desatualizados, será necessário se encaminhar ao CRAS para colocá-los em dia.

Como fazer o cadastro no CadÚnico?

Para se inscrever no CadÚnico é necessário que um membro da família, com idade mínima de 16 anos e de preferência mulher, seja o responsável por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa será o Responsável pela Unidade Familiar (RF) e é ela que ficará com a tarefa de atualizar as informações no cadastro sempre que houver mudanças na família.

O Responsável Familiar deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora, serviço prestado pelas prefeituras. Em algumas localidades o cadastramento é feito também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único ?

Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:

  • Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00); ou
  • Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00)
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis