INSS: tempo de espera para receber benefício do INSS quase triplicou.

Em 10 anos, tempo de espera para receber benefício do INSS quase triplicou. Veja a seguir mais sobre o tempo de espera para receber do INSS.

Até janeiro de 2012, o benefício do INSS levava em média até 30 dias para ser concedido. Dez anos depois, um benefício está levando até 82 dias para ser aprovado, de acordo com os dados do Governo Federal que foram divulgados.

Na soma total, ao menos 1,4 milhões de pessoas estão com pedidos em análise, sendo que a maior parte dessas pessoas (1,1 milhões) levam mais de 45 dias para terem o seu benefício do INSS aprovado. Essa demora acontece pela redução no quadro de servidores, que foi ainda mais intensificado com a chegada da pandemia de Covid-19.

Tempo médio para a aprovação do INSS: atual e anterior

De janeiro de 2012 até setembro de 2015, o tempo médio para a aprovação do benefício não passava de 40 dias. A partir de outubro de 2015, esse intervalo foi só aumentando, sendo que em janeiro chegou a ultrapassar os 100 dias e em abril de 2020 até 102.

A maior diferença está no número de servidores, sendo que em 2012 o INSS tinha até 37.980 funcionários, número que em 2020 caiu para 20.555, redução que chega a quase 46% em 10 anos. O último concurso para novos funcionários do INSS foi feito em 2015.

Destaques sobre *** por e-mail

Ao longo dos últimos anos o INSS realizou grandes investimentos em tecnologia, permitindo com que as pessoas realizem solicitações pelo telefone ou através do aplicativo Meu INSS, o que ajudou para reduzir a fila nas agências. Porém, a digitalização não acabou com a espera, pois apenas tratou de passar a fila para o ambiente virtual.

Acordos ineficazes no meio do caminho

Em um acordo que foi firmado com o Ministério Público Federal, ainda em novembro de 2020, o INSS se compromete em diminuir o tempo para realizar a análise e até liberar o benefício.

Benefícios como o salário-maternidade são os que ainda conseguem ser liberados em até 30 dias, porém uma aposentadoria já chega a precisar de 90 dias. Porém, na prática, essa medida não teve efeito, pois o tempo de espera do INSS continua aumentando.

A legislação original falava de um tempo para analisar e conceder um benefício em até 30 dias, podendo ser prorrogado em mais 30. O Benefício de Prestação Continuada é um dos que leva mais tempo para ser concedido atualmente, passando em alguns casos de 80 dias.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis