Auxílio Brasil: liberado o calendário de maio. Início será no próximo dia 18

Este mês não será liberado o auxílio-gás. Entenda porquê.

As famílias de baixa renda que recebem o Auxílio Brasil devem ficar atentas. Foi divulgado o calendário de pagamentos para o mês de maio. O depósito da parcela de maio do Auxílio Brasil vai começar na quarta-feira, dia 18, para os inscritos com NIS final 1.

 O cronograma segue com o pagamento até o último dia do mês (31/05) para todos os grupos, com depósitos somente em dias úteis.

O benefício é depositado todos os meses em conta poupança digital no Caixa Tem. As novas famílias aprovadas em 2022 recebem o cartão do Auxílio Brasil no endereço informado no momento do cadastro do Cadúnico

Aliás, a primeira condição para receber este auxílio é estar inscrito no CadÚnico e manter as informações atualizadas.

Para os demais, o benefício ainda pode ser sacado pelo aplicativo ou utilizando o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas e correspondentes da Caixa.

Destaques sobre *** por e-mail

Maio não terá auxílio-gás

Mais de 18 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza vão receber uma nova parcela do Auxílio Brasil agora em maio pela Caixa Econômica. 

O valor do Auxílio Brasil deverá ser menor do que o recebido no mês passado, pois não contará com a parcela do auxílio-gás de R $ 51. Esta só é liberada nos meses pares, ou seja, a cada dois meses. A última parcela ocorreu em abril. 

Aliás, no mês de abril, mais de 5,39 milhões de famílias inscritas no programa receberam o benefício no valor de R$ 451. Para os demais, o valor médio ficou em torno de R$ 403 por família.

Como consultar o Auxílio Brasil?

A cada mês, antes de um novo pagamento, o Ministério da Cidadania libera a consulta aos novos beneficiários do Auxílio Brasil. A lista dos aprovados deve ficar disponível alguns dias antes do início do calendário e para consultar basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil.

Para saber se foi aprovado no Auxílio Brasil o cidadão deve fazer a consulta no app preenchendo CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e senha. A consulta pelo CPF também está disponível no aplicativo Caixa Tem.

Com o dinheiro depositado em conta poupança o beneficiário também poderá movimentar os valores pelo Caixa Tem para pagamento de contas, boletos, compras virtuais ou com pagamento na maquininha, transferências para outras contas via Pix e fazer o saque sem cartão com código autorizador.

Confira a seguir o calendário de maio com todas as datas de liberação do benefício.

Calendário do mês de maio

  • 18 de maio – NIS final 1;
  • 19 de maio – NIS final 2;
  • 20 de maio – NIS final 3;
  • 23 de maio – NIS final 4;
  • 24 de maio – NIS final 5;
  • 25 de maio – NIS final 6;
  • 26 de maio – NIS final 7;
  • 27 de maio – NIS final 8;
  • 30 de maio – NIS final 9;
  • 31 de maio – NIS final 0.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis