Projeção da inflação vai para 7,9% em 2022 e do PIB sobe 1,5%

Projeção da inflação vai para 7,9% em 2022 e do PIB sobe 1,5%. Veja a seguir oque se espera do PIB e da inflação para o ano de 2022.

A Secretaria de Política Econômica, que integra o Ministério da Economia, entende que as previsões para o resultado da inflação não devem ser tão positivas para o a ano.

A inflação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, com a expectativa da equipe econômica que subiu para 7,90% até o final do ano, subindo em comparação à previsão de março, que havia ficado em 6,55%. Para o próximo ano, a previsão do IPCA está em 3,60%.

O centro da meta para o resultado final da inflação que o Governo Federal havia definido para este ano era de 3,5% e para o próximo fica bem próximo, em 3,25%.

A Projeção que é feita pelo INPC é importante para fazer o reajuste do valor do salário mínimo e outras despesas que são vitais para o Governo, que neste ano aumentou em comparação à 2021.

Expectativa de aumento do PIB para 2022

Destaques sobre *** por e-mail

Em relação ao avanço do Produto Interno Bruto (PIB), se manteve a estimativa do Governo Federal que entende que o PIB em 2022 terá uma alta de 1,5%. Para o próximo ano, se o resultado da inflação for menor e se houver uma demanda pela geração de empregos no mercado de trabalho, o PIB deve crescer 2,5%.

A projeção do PIB vem recebendo melhorias, muito por conta do aumento da demanda no setor de serviços e ampliando para o setor de investimentos. A pasta também prevê que pode haver melhorias em relação à dívida pública, ainda que a mesma continue alta.

Expectativas do mercado para 2023 não são boas e incluem a inflação

Ao mesmo tempo, as expectativas do mercado para 2023 não são das melhores, com a avaliação de que o aperto monetário agressivo que está sendo promovido pelo Banco Central para poder conter a inflação deve acabar afetando as atividades econômicas ainda neste ano.

Alguns bancos estrangeiros como o Goldman Sachs e Credit Suisse acabaram revendo a sua previsão do PIB para o Brasil e nenhum deles entende que para 2022 vá chegar a 1,5%.

O único que fez uma previsão que está em 1,5% para este ano é o Bank of America, entendendo que a inflação no Brasil não deverá ficar muito distante dos países desenvolvidos, como os EUA que está em um período de inflação mais alta.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis