Como descobrir o número do seu PIS

Documento é importante na hora de solicitar benefícios do INSS

Registrado pelo governo federal, o PIS/PASEP é criado quando um cidadão assina sua carteira de trabalho pela primeira vez. Através desse número, são feitos os saques do FGTS e pagamentos de diversos benefícios, como o abono salarial.

Sem o número do PIS/PASEP, é impossível usufruir de diversos direitos trabalhistas, como seguro desemprego e aposentadoria, por exemplo.

Além disso, o número de registro do PIS/PASEP acaba sendo o mesmo do Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e do Número de Identificação Social (NIS), usados para acesso a programas sociais promovidos pelo governo, como o Auxílio Brasil.

Dessa forma, explicaremos exatamente o que fazer para consultar o seu número do PIS e acabar com essa dúvida de uma vez por todas, acompanhe!

Como consultar meu número do PIS?

Destaques sobre *** por e-mail

Existem diversas possibilidades para que você possa consultar qual é o seu número do PIS. Vamos explicar cada uma delas a seguir.

Através da plataforma Meu INSS

O número do PIS pode ser consultado facilmente e de maneira rápida e prática através da plataforma Meu INSS.

O procedimento é simples, basta fazer login com sua conta Gov.br, informando seu CPF e senha. Caso não tenha senha basta cadastrar.

Na página inicial clique no menu, vá em “Meu Cadastro”, agora é só visualizar na página o número do NIT/PIS.

Pelo site da Caixa Econômica Federal

É possível consultar o número do seu PIS pelo site da Caixa Econômica , basta informar a numeração do seu CPF e fazer o login. 

Caso você não possua cadastro, será possível realizar um novo cadastro informando os dados pessoais e criando uma senha de acesso.

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

Um dos principais aplicativos que os trabalhadores podem acessar é o app da Carteira de Trabalho Digital que pode ser baixado no seu celular na loja de aplicativos Android e iOS.

Para acessar as informações é simples, basta fazer o login em sua conta Gov.br utilizando seu CPF e senha de acesso. Caso não tenha senha basta realizar o cadastro.

Após acessar o aplicativo basta clicar na opção “Contratos” para conseguir visualizar seus registros na carteira de trabalho, em seguida, em frente ao nome da empresa atual clique em mais informações e pronto, será apresentado seu número do PIS.

Pelo CNIS

Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. 

Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.

Por telefone 

Também é possível descobrir o seu número do PIS por telefone, para isto basta entrar em contato com o serviço Caixa Cidadão, serviço oferecido pela Caixa Econômica Federal.

Basta ligar para o número 0800 726 0207, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, das 10h às 16h.

Telefone da Previdência Social

Entrando em contato com a Previdência Social pelo número 135 é possível descobrir o seu número do PIS, o procedimento é simples.

Ligue para o número 135, digite o seu CPF, você será direcionado para um atendimento eletrônico, selecione a opções 3 para falar em outros assuntos, ou disque 0 para falar direto com atendente.

O atendimento por telefone é feito de segunda a sábado das 7h às 22h.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis