Quem sofre de pressão alta tem direito a algum benefício do INSS?

Hipertensão é uma doença silenciosa e pode ser ocasionada até mesmo por motivos emocionais. Quase que 100% das pessoas conhece alguém ou tem parente que sofre com essa enfermidade.  

Por isso, na leitura a seguir vamos esclarecer sobre os direitos de quem sofre hipertensão. Será que o INSS oferece algum? Continue conosco e veja se é possível obter auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. 

O que é hipertensão? 

A hipertensão ou pressão alta. O que causa a elevação da pressão  é a força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo. A hipertensão geralmente é aferida acima de 14/9 , podendo ultrapassar o número de 18/12, que já é considerado alerta. 

Quais são os sintomas da hipertensão? 

A pressão alta não apresenta sintomas considerados graves, a pior das hipóteses é ocasionar acidentes vasculares e até mesmo doenças cardíacas em maior grau. 

O que é auxílio-doença? 

O auxílio-doença ampara os segurados que necessitam se afastar de suas atividades laborais por mais de 15 dias e que precisam de tratamento e recuperação para conseguir voltar a sua rotina normal. 

Geralmente as pessoas que sofrem de pressão alta, não tem fatores que comprometem para exercer suas atividades laborais, mas se esta pessoa hipertensa, segurada do INSS precisar passar por algum período de tratamento específico, onde seja atestado que o mesmo não pode exercer suas atividades laborais, ele poderá ser amparado pelo auxílio-doença. 

Mas se ocorrer um acidente vascular cerebral ou até mesmo o paciente desenvolver problemas no coração, o mesmo pode conseguir com mais facilidade o benefício. 

Aposentadoria por invalidez

Como mencionamos acima, a pessoa que tem hipertensão não está incapacitada de exercer suas atividades laborais, mas  isso vai depender do caso do paciente. 

Supondo que o Senhor João tenha pressão alta e sofre um AVC e em decorrência disso ele fique com sequela, que vai impossibilitar o cidadão a exercer suas atividades laborais. 

Nestes casos o cidadão pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez. Para isso ele deverá passar por uma perícia médica do INSS para determinar a concessão do benefício. 

Existe  tempo de carência? 

Depende. Caso a perícia do INSS ateste que o trabalhador não tem condições de exercer suas atividades laborais, o segurado é isento. Já em outros casos, pode haver a carência de 12 meses de contribuição. 

Quais são os documentos exigidos? 

É  necessário que o segurado tenha todas as documentações exigidas referente ao tratamento ou internação, por exemplo: Laudos, exames, atestados e relatórios e documentos pessoais. 

Para agendar a perícia do INSS basta você agendar um horário através da internet MEU INSS ou ligue 135. 

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER